Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Gamification

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Gamification

Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática

DVS Editora,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Audio & Text

Was ist drin?

Jogando e treinando: como criar experiências de aprendizagem engajadoras por meio do gamification.


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Neste livro, a autora e designer instrucional Flora Alves apresenta os conceitos gerais do gamification e ensina, com uma linguagem acessível, como você pode incluir os elementos, mecânica, estética e pensamento de jogos nos seus programas de treinamento. Ela explica as teorias envolvidas e traz histórias de experiências bem-sucedidas da aplicação do gamification no T&D em empresas de ponta no Brasil. Apesar de se tornar repetitivo em alguns pontos e parecer menos exaustivo em termos práticos do que se esperaria de um guia completo, a getAbstract sugere a proposta de Alves para quem busca uma forma nova, envolvente e divertida de movimentar a aprendizagem corporativa. Se você já ouviu falar dos benefícios do gamification, mas não sabe por onde começar, basta abrir este livro e clicar em “iniciar”!

Resumo

Jogos e objetivos

O ensino e as novas tecnologias possuem muitas similaridades entre si. Ambos procuram “simplificar o complexo”. A principal diferença está no fato de que a tecnologia avança a passos largos, enquanto que a maior parte da experiência de aprendizagem ainda está presa a práticas centenárias, muitas das quais em descompasso com a mentalidade e a forma de agir das novas gerações.

Uma das ênfases muito populares da tecnologia e que atrai todos os tipos de pessoas há décadas são os video games. Segundo a autora Jane McGonigal, autora de Reality is Broken: Why Games Make Us Better and How They Can Change the World, “69% dos chefes de família jogam video games e 97% dos jovens jogam no computador” e também em consoles. Além disso, a “idade média dos jogadores é de 35 anos”, sendo que “1 em cada 4 jogadores tem mais de 50 anos”. Para a maior parte das pessoas, jogar estimula e faz bem para a mente e para a motivação, inclusive para o aprendizado. Assim, muitas empresas já estão aplicando o gamification, isto é, a prática de games ou jogos na sua estratégia de treinamento e produtividade. Em um estudo de 2011 da SAATCHI...

Sobre a autora

Flora Alves é sócia da SG Soluções e Gestão Empresarial. Ela é designer instrucional pela ASTD.


Comente sobre este resumo