Join getAbstract to access the summary!

A Grande Disrupção

Join getAbstract to access the summary!

A Grande Disrupção

As quatro forças globais que derrubam todas as tendĂȘncias

Public Affairs,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Quatro tendĂȘncias emergentes indicam mudanças Ă©picas e grandes oportunidades.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • AplicĂĄvel

Recomendação

A rĂĄpida ascensĂŁo dos centros urbanos no mundo em desenvolvimento Ă© uma das quatro tendĂȘncias emergentes que os diretores da McKinsey Global Institute identificam neste relatĂłrio inteligente. Richard Dobbs, James Manyika e Jonathan Woetzel exploram as implicaçÔes do crescimento urbano, a rĂĄpida inovação tecnolĂłgica, o envelhecimento da população mundial e o surgimento de novos padrĂ”es comerciais e fluxos de informação. Dobbs, Manyika e Woetzel mostram como essas tendĂȘncias repercutem na economia mundial, trazendo tanto riscos como oportunidades. A visĂŁo de futuro dos autores transmite otimismo, embora por vezes eles pareçam subestimar os efeitos potenciais das disrupçÔes ambientais e da instabilidade polĂ­tica. Eles deixam claro que os lĂ­deres empresariais devem repensar as premissas obsoletas que influenciam as suas decisĂ”es. A getAbstract recomenda esta abordagem ampla e perceptiva a executivos seniores dos setores pĂșblico e privado, assim como aos que buscam compreender melhor as forças que moldam o mundo dos dias de hoje.

Resumo

Quatro forças disruptivas

No sĂ©culo XXI, quatro grandes tendĂȘncias estĂŁo moldando a economia mundial e causando a disrupção dos negĂłcios tradicionais. Para se adaptarem, os lĂ­deres devem repensar os pressupostos de dĂ©cadas atrĂĄs sobre o “consumo, recursos, trabalho, capital e concorrĂȘncia”.

A primeira tendĂȘncia Ă© a crescente urbanização nos paĂ­ses em desenvolvimento, o que ajuda a transferir o locus do poder econĂŽmico para o Leste e Sul. A segunda Ă© a velocidade sem precedentes da inovação tecnolĂłgica e a forma como os consumidores a estĂŁo adotando. A terceira Ă© o envelhecimento da população global, levando as empresas a terem que lidar com trabalhadores e consumidores mais velhos. A quarta Ă© a reformulação do fluxo comercial e da informação, as quais tĂȘm extrapolado as linhas ponto a ponto em direção a uma “teia” que se alastra exponencialmente. Boa parte das decisĂ”es executivas sobre estes temas decorre da “intuição”. Os lĂ­deres devem “resetar” suas intuiçÔes, tendo em conta estas novas realidades.

Oportunidades

Os lĂ­deres com visĂŁo de futuro devem aceitar estas tendĂȘncias transformadoras como oportunidades, e nĂŁo ameaças:

1. Novos centros...

Sobre os autores

Os autores sĂŁo diretores da McKinsey Global Institute. O ex-professor de Oxford Richard Dobbs Ă© o coautor de Value: The Four Cornerstones of Corporate Finance. James Manyika Ă© membro sĂȘnior da Brookings Institution. Jonathan Woetzel leciona na China-European International Business School e escreveu quatro livros sobre a China.


Comente sobre este resumo

Mais deste tĂłpico

Dos mesmos autores