Skip navigation
Terras de Sangue
Livro

Terras de Sangue

A Europa entre Hitler e Stalin

Basic Books, 2012 more...


Avaliação Editorial

10

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Tanto foi escrito sobre as atrocidades cometidas na Europa Oriental durante os anos de 1930 e 1940 – sem mencionar todos os filmes e documentários – que os observadores da história podem pensar que já sabem de tudo. E então, surge o historiador Timothy Snyder, que reformula o drama dos 14 milhões de pessoas que morreram de fome, por gás letal e por fuzilamento ao longo de 12 anos. Snyder documenta com precisão como Hitler e Stalin usaram as terras de sangue – as zonas de fronteira entre os seus países – para executar seus planos de genocídio. A maior contribuição de Snyder consiste em mostrar que os números representam pessoas. A getAbstract considera que esta leitura deveria ser obrigatória, em particular, pelas novas gerações que podem não compreender todo o horror ou impacto do mistério sobre o maior assassinato ocorrido na Europa. E qual é o mistério? Não é sobre quem cometeu os crimes ou por que; isso já é sabido. É sobre como cada vítima enfrentou a morte, muitas vezes em circunstâncias cruéis, e como os assassinos, milhões de pessoas, e as testemunhas, também milhões, viveram com esses crimes e até os justificaram.

Ideias Fundamentais

  • Entre 1930 e 1945, os regimes nazista e soviético assassinaram 14 milhões de pessoas nas “terras de sangue” – da Estônia, através de Belarus, até à Polônia e Ucrânia.
  • Stalin precisava obter o capital estrangeiro com a produção agrícola para promover a industrialização.
  • A partir de 1931, os campos do “Gulag” aprisionaram 18 milhões de pessoas e mataram entre 1,5 a 3 milhões de pessoas.

Sobre o autor

Timothy Snyder, professor de história da Universidade de Yale, é especialista em temas sobre o Holocausto e Europa Central e Oriental.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem