Join getAbstract to access the summary!

Um Mundo Sem Pobreza

Join getAbstract to access the summary!

Um Mundo Sem Pobreza

A Empresa Social e o Futuro do Capitalismo

Public Affairs,

15 min read
8 take-aways
Audio & text

What's inside?

A empresa social tem por objetivo mudar o mundo.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Neste livro excelente e provocador, o Nobel da Paz Muhammad Yunus expõe sua visão de um novo tipo de negócio, a empresa social, gerida de acordo com princípios profissionais, mas com o objetivo não capitalista do benefício social. Não se trata de uma proposta não comprovada e utópica. Yunus foi pioneiro neste modelo de negócio quando fundou o Grameen Bank, instituição financeira de microcrédito mundialmente famosa. Mais recentemente, trabalhando com o Grupo Danone, montou uma empresa para produzir e comercializar iogurte fortificado em Bangladesh. Este livro conta a história do envolvimento do autor com o empreendedorismo social e oferece sugestões para estimular novas iniciativas.

Resumo

O capitalismo é um sistema desequilibrado, com uma visão distorcida da natureza humana.

Sabemos que o capitalismo tem muitas vantagens, mas também apresenta muitas limitações e deficiências. O capitalismo carece de um fundamento ético ou consciência social. Embora a filosofia de “responsabilidade social empresarial” (RSE) conclame as empresas a ter como objetivo atuar dentro do tripé da sustentabilidade (benefícios “ambientais, sociais e econômicos”), o sistema capitalista as proíbe efetivamente de colocar a responsabilidade social em primeiro lugar.

Mais cedo ou mais tarde, quando os benefícios sociais entram em conflito com o interesse dos investidores, os investidores é que são a prioridade. Para as empresas convencionais, a responsabilidade social acaba por resultar em irresponsabilidade financeira.

No capitalismo desenfreado os ricos ficam mais ricos, os pobres ficam mais pobres, e o forte marginaliza o fraco. Os seguintes mecanismos atuais utilizados para conter e controlar o capitalismo para o interesse dos pobres provaram ser inadequados:

Governos, entidades sem fins lucrativos e iniciativas multilaterais podem ajudar a diminuir a pobreza, mas ...

Sobre o autor

Muhammad Yunus fundou o Grameen Bank, instituição pioneira de microcrédito que tem ajudado muitos aldeões a sair da pobreza. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2006.


Comente sobre este resumo