Join getAbstract to access the summary!

A Ilusão da Net

Join getAbstract to access the summary!

A Ilusão da Net

O Lado Escuro da Liberdade na Internet

Public Affairs,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

A Internet pode tornar as pessoas mais ignorantes e ainda assim libertar os oprimidos?

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Revelador

Recomendação

O sociólogo Evgeny Morozov pode parecer ranzinza às vezes e estilisticamente conflituoso, mas seus argumentos originais fornecem insights revigorantes. Ele procura desmistificar crenças quase religiosas sobre o poder intrinsecamente positivo da Internet e o acesso total à informação. Morozov demonstra que propagar esta visão otimista da web minimiza posições mais sutis e mantém a atenção social e governamental focada em atividades menos significativas. A getAbstract recomenda essa valiosa fonte de polêmica para as pessoas envolvidas na cibercultura, para aqueles que tentam decifrar a mudança cultural e aqueles que se dedicam à compreensão e promoção de sociedades mais livres.

Resumo

A Sedução Perigosa da “Doutrina Google”

Em 2009 os iranianos encheram as ruas do Teerã em protesto contra as eleições daquele ano. Outros iranianos reagiram ao protesto porque “consideraram as eleições justas”. Os jornalistas ocidentais não abordaram estas complexidades sociais, mas sim focaram em torno do fato da Internet estar tendo um papel importante em levar a democracia ao Irã. O blogueiro da revista Atlantic Andrew Sullivan postou o seguinte, em meio à agitação, “A Revolução Vai Ser Tuitada”, o que ajudou a estabelecer a lente ideológica através da qual o Ocidente observava os eventos no Irã. Jornalistas e especialistas já andavam namorando o Twitter e outras tecnologias relacionadas, tanto que Mark Pfeifle, um ex-conselheiro de George W. Bush, apelou para que o Twitter recebesse o Prêmio Nobel da Paz.

Este enaltecimento do Twitter é parte de uma ampla ideologia, a “Doutrina Google”. Esta mentalidade teve sua origem na queda do comunismo soviético em 1989. Os teóricos políticos atribuíram a derrocada do comunismo russo em grande parte devido à tecnologia informática, que tornou a informação mais ampla e prontamente disponível. A doutrina Google argumenta...

Sobre o autor

Evgeny Morozov é membro (Schwartz Fellow) da New American Foundation e editor-contribuinte das revistas Boston Review e Foreign Policy.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados