Join getAbstract to access the summary!

Luxo Online

Join getAbstract to access the summary!

Luxo Online

Estilos, Sistemas e Estratégias

Palgrave Macmillan,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Como os bens de luxo podem explorar os recursos em massa da Internet e ainda assim permanecerem exclusivos para a elite rica?

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Como se vende artigos de luxo, que por definição são exclusivos, na Internet, que por definição é acessível às massas? Este é o dilema enfrentado pela indústria de produtos de luxo, explica a estrategista de marketing de topo Uché Okonkwo. E as marcas de luxo não conseguiam encontrar uma solução, até recentemente. A Prada nem sequer tinha um site até 2007. Hoje, inúmeros blogs, fóruns e sites são dedicados à troca de informações que antes pertenciam exclusivamente à elite. Por exemplo, em 2009 os “fashionistas” online tiveram acesso à campanha publicitária da Louis Vuitton com a participação da Madonna meses antes das imagens aparecerem na Vogue. Milhares de observadores experientes se reuniram na web, discutiram sobre os anúncios, pronunciaram-se e seguiram adiante para o próximo “grande lance”. Okonkwo explora como a web tem revolucionado a forma das pessoas perceberem, abordarem e comprarem bens de luxo. Ela explica por que a indústria deve se esforçar ainda mais para participar do mundo digital. Sua exposição é completa, sólida e relevante, com abundantes imagens úteis, embora certo palavreado difícil e algumas repetições impeçam uma leitura mais suave. Ainda assim, a getAbstract acredita que este seja um recurso de referência para o setor de luxo e de interesse para qualquer pessoa envolvida no e-commerce.

Resumo

O Desafio

O setor de luxo está muito atrás de outros segmentos no mundo dos negócios online. A maior parte dos profissionais de marketing de bens de luxo inicialmente olhavam para a Internet com desconfiança, apenas como um veículo de comunicação de massa repleto de descontos. Embora a web fosse popular por muitos anos, os comerciantes de luxo passaram muito tempo acreditando que não valia a pena prestar atenção nesse movimento. Como disse certa vez um representante de uma marca de luxo: “nosso CEO não gosta da Internet e nem ao menos usa um computador. Nós não precisamos da Internet. A Internet não é luxo”. Por que os vendedores de artigos de luxo parecem não se interessar pelas muitas oportunidades que as novas tecnologias oferecem? O setor de luxo é uma indústria distinta. Ela produz de forma artesanal e com requinte artigos finos para o prazer de um grupo seleto e rico. Aqueles que vendem relógios, bolsas, móveis, perfumes e joias de topo dependem dos clientes abastados e leais, extremamente comprometidos com a perfeição e capazes de suportar tais indulgências. A acessibilidade da web quebra essas estratificações sociais e financeiras.  ...

Sobre a autora

Uché Okonkwo é uma estrategista do setor de luxo que trabalha com marcas como Louis Vuitton, Tiffany and Co., Gucci, Cartier e Burberry. Ela é a fundadora da consultoria Luxe Corp, editora da Luxe-Mag.com e autora do livro Luxury Fashion Branding.


Comente sobre este resumo