Join getAbstract to access the summary!

O Fator Cinco

Join getAbstract to access the summary!

O Fator Cinco

Transformando a Economia Global Através de 80% de Melhoria da Produtividade dos Recursos

Earthscan,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Como equilibrar o crescimento econômico com a sustentabilidade dos recursos, reduzindo em cinco vezes o consumo de energia.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Reciclar o lixo, desligar as luzes e tomar banhos mais curtos são ações que contribuem para a redução do consumo de energia. Escrito em conjunto por Ernst von Weizsäcker, autor de Factor Four e por quatro especialistas do projeto The Natural Edge, um grupo que pesquisa o meio ambiente, este livro defende uma abordagem sistêmica que reúna engenheiros, designers, cientistas e construtores com o objetivo comum de criar novos produtos, processos, edifícios, casas, fábricas e lojas que reduzam o consumo energético em 80%, diminuindo em cinco vezes a utilização atual até 2050. Grandes volumes de pesquisas, estatísticas, estudos de caso e exemplos fornecem um argumento forte e bem documentado de que a obtenção de um “consumo sustentável” sem abrir mão dos anseios de prosperidade não só é possível como necessário. A getAbstract recomenda este trabalho aos decisores políticos, executivos, engenheiros, designers e todos aqueles que querem saber por que devemos continuar separando o plástico do vidro, entre outros materias recicláveis.

Resumo

O Fator Cinco

Seja Verde

A Estrutura Sistêmica

O ritmo alucinante do desenvolvimento humano, acelerado pelo avanço tecnológico do século passado, finalmente alcançou a capacidade da Terra de sustentar tal crescimento. A verdade é que estamos prejudicando o nosso planeta a tal ponto que podemos não ser capazes de mantermos o ritmo atual de crescimento. Esgotar os recursos naturais e lidar com os detritos da existência humana como resíduos, poluição e emissões de gases de efeito estufa estressa o meio ambiente. No século 21, tal estresse vai exceder os limites do planeta. A menos que a humanidade modifique a forma como utiliza os recursos da Terra, o ambiente vai passar a interagir de forma diferente com os seus habitantes. A mudança climática vai alterar para pior as condições de vida das gerações futuras. As “pegadas ecológicas” da humanidade (terra e recursos necessários para suportar os estilos de vida das pessoas) já atingiram e superaram a “biocapacidade” do planeta. Em 2005, a demanda da humanidade já havia ultrapassado em cerca de 30% a capacidade regenerativa do planeta.   Para abordar estas questões, as nações concordaram em trabalhar para reduzir...

Sobre os autores

Ernst von Weizsäcker, autor principal do livro Factor Four, é copresidente do Painel Internacional da UNEP para a Gestão Sustentável dos Recursos. Karlson Hargroves, Michael H. Smith, Cheryl Desha e Peter Stasinopoulos são membros do Projeto The Natural Edge (TNEP).


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem