Join getAbstract to access the summary!

Uma Mudança Extraordinária

Join getAbstract to access the summary!

Uma Mudança Extraordinária

Como o Comércio Revolucionou o Mundo

Atlantic Monthly Press,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Colombo não chegou às Índias, mas deu início a um novo capítulo no comércio mundial; para descobrir os detalhes mais emocionantes, embarque nessa aventura.

Avaliação Editorial

10

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral
  • Cativante

Recomendação

O que atrai nesta história abrangente do comércio mundial é a sua informação valiosa, as ideias bem elaboradas e uma escrita brilhante. Mas você vai também se deliciar com os detalhes fascinantes e pouco conhecidos que o historiador financeiro William J. Bernstein vai lançando ao longo da leitura. Por exemplo, você sabia que um pastor etíope pode ter descoberto o café em 700 d.C., ao perceber que suas cabras e camelos saltitavam alegremente a noite inteira depois de mastigar as bagas vermelhas de um arbusto desconhecido? Ou que os primeiros chineses às vezes adulteravam com serragem os seus carregamentos preciosos de chá destinados à exportação? Bernstein enriquece o seu livro com estas e outras minúcias encantadoras, porém o mais importante é que ele apresenta um relatório perspicaz, abrangente e bem informado sobre o comércio mundial desde as suas origens pré-históricas até o presente. A getAbstract acredita que a saga envolvente de Bernstein vai levar você, da primeira à última página, a grandes aventuras “por mares já outrora navegados”.

Resumo

O Comércio Global: Uma História Célebre e Venerável

Na economia global de hoje, todos estão acostumados a comprar produtos de outros países: produtos eletrônicos de Taiwan, legumes do México, roupas da China, carros da Coréia e saias da Índia. A maior parte dos compradores modernos já nem repara mais nas etiquetas “Made in (outro país)” afixadas nos seus produtos. O comércio de longa distância nem sempre foi assim tão comum, embora o comércio exterior, ou a circulação de mercadorias de uma região geográfica para outra, tem sido um fator vital nas relações humanas desde os tempos pré-históricos.

Há milhares de anos, os comerciantes transportavam apenas os itens mais preciosos, como seda, ouro e prata, especiarias, joias, porcelanas e medicamentos, através das rotas comerciais marítimas e terrestres antigas, incluindo a lendária Rota da Seda que atravessava a Ásia Central. Transportar mercadorias para longe era difícil e caro demais; desta forma, os produtos comuns como grãos e outros alimentos ficavam restritos a pequenas distâncias.

Inúmeros sinais fornecem pistas sobre o comércio de longa distância na antiguidade. Na Mesopotâmia, arqueólogos descobriram...

Sobre o autor

William J. Bernstein é escritor e historiador financeiro. Outros livros do autor incluem The Birth of Plenty e The Four Pillars of Investing.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem