Join getAbstract to access the summary!

Lidere com Boas Histórias

Join getAbstract to access the summary!

Lidere com Boas Histórias

Um Guia para a Elaboração de Narrativas de Negócios que Cativem, Convençam e Inspirem

AMACOM,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Jogue fora powerpoints, gráficos e tabelas. Se você quer que as pessoas escutem, conte-lhes uma história.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Era uma vez o jovem gerente Paul Smith que trabalhava diligentemente para preparar uma apresentação em powerpoint para o CEO da Procter & Gamble, A.G. Lafley. Para o espanto de Smith, Lafley estava sentado de costas para a tela e não olhava para os slides, preferindo se concentrar exclusivamente em Smith. Isto ensinou a Smith uma lição valiosa: um discurso com base em fatos nunca funciona tão bem quanto uma boa história. Neste manual bastante útil, Smith oferece mais de 100 histórias que os leitores podem usar em uma variedade de situações de negócios. Ele ensina os princípios básicos da narrativa, incluindo exemplos e exercícios. O estilo fluente e agradável de Smith atrai o leitor em cada conto. A getAbstract recomenda que gerentes, vendedores e palestrantes leiam esta compilação encantadora e suas instruções úteis até o fim... Afinal, quem vai querer perder o “felizes para sempre”?

Resumo

A Hora do Conto

Certo dia, um jovem colaborador do departamento de pesquisa de desenvolvimento da Procter & Gamble (P&G) chamado Jim decidiu mudar o seu relatório mensal, cheio de dados e muito maçante. Para apresentar as suas estatísticas, ele escreveu uma história sobre o Engenheiro Severo. O relatório foi um grande sucesso. Nos relatórios subsequentes Jim incluiu personagens como Max Lucro e Ed Zécutivo.

As histórias atraíram um público fiel em toda a empresa. Contar histórias dá vida a qualquer comunicação, até mesmo um relatório estatístico. As histórias são a melhor forma de envolver as pessoas, porque são simples e atemporais. As histórias alcançam todos os segmentos e “todos os tipos de discípulos”, além de serem “contagiosas”, fáceis de lembrar e inspiradoras. Elas se adequam à aprendizagem no local de trabalho, “colocam o ouvinte no modo mental de aprendizagem” e mostram respeito pela audiência.

Componentes Básicos da História

Os componentes básicos de uma história, expressos pela sigla CAR, são “Contexto, Ação e Resultado”.

O “contexto” é o ambiente e enredo da história e explica as seguintes dimensões:

Sobre o autor

Paul Smith, palestrante e coach de lideranças, é diretor de Pesquisa de Comportamento do Consumidor e Comunicação da Procter & Gamble.


Comente sobre este resumo