Join getAbstract to access the summary!

Os Dilemas do Fundador

Join getAbstract to access the summary!

Os Dilemas do Fundador

Antecipe e Evite as Armadilhas que Podem Afundar uma Startup

Princeton UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Se você quiser que a sua startup voe alto e não se arrebente no chão, leia este livro antes da decolagem.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

A maior parte das pessoas admira homens e mulheres que conquistaram o seu espaço, os “Bill Gates da vida” que estabelecem empresas de sucesso e colhem muitos resultados. No entanto, o caminho para o sucesso das startups é cheio de obstáculos, desvios, acidentes e becos sem saída. Noam Wasserman, professor da Harvard Business School, identifica os “dilemas do fundador” mais comuns e tece detalhes das suas consequências no curto e longo prazo. Mais especificamente, ele expõe a tensão tácita que existe entre gerar riqueza e manter o controle. Esta não é uma leitura rápida; é antes uma análise profunda e inteligente, com base em 10 anos de extensas pesquisas. Talvez fosse mais fácil encontrar algumas listas resumidas, porém a getAbstract incentiva os futuros empreendedores e capitalistas de risco a não desistirem da leitura: vocês vão ver que os insights e soluções de Wasserman valem o tempo dedicado e podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua startup.

Resumo

Os Dilemas do Fundador

É difícil começar um negócio do zero, mesmo quando os seus sonhos e paixões motivam você. As decisões que devem ser tomadas – quando dividir o capital social, quem contratar, quando obter financiamento e como dividir os lucros – têm ramificações no curto e longo prazo. Muitos fundadores confiam mais na sua instuição do que na avaliação cuidadosa das opções. Decisões tomadas para evitar conflitos no presente podem criar dificuldades no futuro ou levar a sua startup a um caminho indesejado. O otimismo e o compromisso com o sonho pode cegar os novos empreendedores quanto às duras realidades, como a escassez de recursos ou prazos irrealistas. Empresários ingênuos não têm ideia dos dilemas que vão enfrentar em relação ao crescimento, contratação e controle no longo prazo.

Avalie a sua preparação nas áreas de “capital humano, capital social e capital financeiro”. O capital humano refere-se às habilidades que você acumulou através da sua experiência de trabalho, educação e formação. Além dos conhecimentos sobre o setor, os fundadores precisam também de boa familiaridade com os aspectos funcionais, ou seja, o conhecimento sobre os diferentes...

Sobre o autor

Noam Wasserman, professor associado da Harvard Business School, baseou o seu livro no conteúdo da sua premiada disciplina “Dilemas dos Fundadores”.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico