Join getAbstract to access the summary!

Aspectos da Complexidade

Join getAbstract to access the summary!

Aspectos da Complexidade

Gerindo Projetos em um Mundo Complexo

Project Mgmt Inst.,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Uma gestão de projetos padronizada não resolve os problemas de um projeto complexo, antes pode agravá-los.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Aplicável
  • Panorama Geral

Recomendação

Este livro breve e excepcional foi elaborado a partir do material dos seminários sobre gestão de projetos complexos patrocinados pelo Project Management Institute em São Paulo, Sydney, Atlanta e Malta. O editor, gerente de projetos e consultor Terry Cooke-Davies compilou o conteúdo daqueles eventos de forma bem elaborada e documentada, abordando de forma criteriosa a gestão eficaz de projetos complexos, recheando-o de recomendações muito valiosas e práticas, incluindo o conselho bastante incomum de adotar uma abordagem “fogo-preparar-apontar” quanto à gestão de projetos. Dado ao fato de que os capítulos do livro são assinados por uma gama de especialistas diferentes, é comum identificar alguma irregularidade no estilo; ainda assim, o material resultante é bastante sólido. A getAbstract o recomenda a gerentes de projetos e gerentes de linha, bem como a acadêmicos que estudam como os gerentes concluem (ou não) os projetos mais complexos.

Resumo

A Gestão de Projetos para Projetos Complexos

Os gerentes de projetos complexos são muitas vezes confrontados por graus esmagadores de complexidade em projetos longos e multifacetados. Tais gestores acabam descobrindo como lidar com projetos complicados através do conhecimento e intuição adquiridos em anos de experiência conquistada a duras penas; ou acabam caindo e encarando o fracasso.

Um estudo com mais de 1.500 CEOs descobriu que “a complexidade atual deve aumentar e mais da metade dos CEOs duvidam da sua capacidade de gerenciá-la”. O alto nível dos projetos estratégicos acaba agravando este problema, pelo menos para os stakeholders principais. É claro que as empresas tentam por vezes não chamar muito a atenção para os seus projetos de risco; assim, caso fracassem, será longe dos olhos do público ou da mídia.

O Centro Internacional para a Gestão de Projetos Complexos (ICCPM) afirma que os projetos complexos apresentam incertezas, ambiguidades, interfaces dinâmicas e mudanças externas ou interferências políticas significativas. Eles se estendem “por um período de tempo que acaba excedendo os ciclos de vida dos produtos e das tecnologias envolvidas ...

Sobre o autor

Terry Cooke-Davies, presidente da Human Systems International, é professor da Cranfield School of Management.


Comente sobre este resumo