Join getAbstract to access the summary!

Atento aos Mercados

Join getAbstract to access the summary!

Atento aos Mercados

Uma abordagem financeira emocional da instabilidade financeira

Palgrave Macmillan,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

A teoria econômica atual cria um ciclo de crise por não levar em conta a natureza humana.


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

O professor de psicanálise e economista David Tuckett propõe teorias ousadas sobre os perigos de não se levar em conta a emoção e o comportamento humanos na teoria financeira. Ele explica que se os analistas do mercado continuarem a ignorar este fator, eles vão acabar atraindo uma repetição da crise financeira de 2008. Tuckett parece genuinamente interessado no fato de que a teoria financeira precisa ainda explicar como os seres humanos tomam decisões de verdade. Por vezes, o livro sofre com a ausência de um editor atencioso. O autor ocasionalmente se vê às voltas com questões profundas, mas acaba perdido no pântano acadêmico. Saiba relevar esses deslizes e você vai aprender muito. A análise do autor sob a lente de princípios da psicologia e economia é fundamental para se compreender a mentalidade de turba na hora de investir, mesmo que as explicações de Tuckett nem sempre sejam as mais simples. O seu ponto alto é a forma como aborda os furos na atual teoria financeira e a sua análise detalhada da crise de 2008. Ele apresenta ideias viáveis para mudanças na teoria econômica. A getAbstract recomenda o trabalho do autor a profissionais da área financeira com uma compreensão sólida da teoria econômica, investidores e estudantes de psicologia interessados em finanças.

Resumo

O ingrediente que falta

Desde a crise financeira de 2008, os especialistas tentam identificar o que deu errado. Enquanto as teorias financeiras modernas lançam luz sobre os problemas, elas não são capazes de explicar a emoção humana e seu efeito sobre as decisões financeiras. As teorias econômicas atuais se baseiam em dois pressupostos: primeiro, as pessoas se mostram racionais ao tomar decisões e definir expectativas e, segundo, tanto os compradores como os vendedores em uma transação têm o mesmo nível de informação. A eficiência do mercado depende de um mundo ordenado cheio de pessoas ordenadas tomando decisões razoáveis. Esta teoria é simplória demais. O mundo não é ordenado. As pessoas nem sempre são racionais ou igualmente informadas. As emoções influenciam cada decisão humana. Até mesmo gestores financeiros experientes e investidores bem-informados são falíveis. O impacto emocional é ainda mais evidente quando situações críticas e prementes exigem tomadas de decisão sem uma investigação mais aprofundada.

Confiança e segurança

Duas emoções fundamentais, confiança e segurança, estão no centro das trocas financeiras. As transações financeiras envolvem confiança...

Sobre o autor

David Tuckett, membro do Instituto de Psicanálise de Londres, é economista, escritor e professor da University College London.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem