Join getAbstract to access the summary!

Sinto Muito, Quebrei Sua Empresa

Join getAbstract to access the summary!

Sinto Muito, Quebrei Sua Empresa

Quando os Consultores em Gestão São o Problema e Não a Solução

Berrett-Koehler,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Não contrate consultores em gestão para pensarem por você.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Abrangente
  • Revelador
  • Panorama Geral

Recomendação

As teorias modernas de gestão são furadas, diz Karen Phelan, uma consultora em gestão experiente que destaca os pontos fracos em todos os principais conceitos e práticas em gestão que têm direcionado as empresas nos últimos tempos. Nenhuma autoridade é grande demais para escapar às críticas da autora: Phelan rejeita as afirmações de Michael Porter, Gary Hamel e C.K. Prahalad, Warren Bennis e Jim Collins. Ela também explica por que as empresas não devem correr atrás do conselho de consultores em gestão, apesar de reconhecer que algumas situações exijam ajuda externa. Apesar de oferecer poucas alternativas sólidas às teorias que se propõe a desmascarar, a getAbstract indica os insights de Phelan às empresas que costumam contratar consultores, aos próprios consultores e a quem pretende se tornar um.

Resumo

É Uma Boa Ideia Contratar Consultores em Gestão?

Quando os executivos estão com um impasse nas mãos, muitos reagem contratando consultores em gestão, aqueles conselheiros de alto nível que dizem o que as empresas devem fazer para serem bem-sucedidas. Encontrar o consultor certo pode fazer toda a diferença. No entanto, esteja atento porque muitos consultores acabaram de sair dos MBAs: embora possam ser bons em analisar e aplicar teorias complexas, eles não têm experiência de fato. Os consultores vão dizer o que há de errado com a sua cadeia de suprimentos, equipamentos, cronogramas de produção, entre outras lacunas; mas é possível que deixem escapar aquilo que o seu pessoal realmente precisa: os problemas corporativos estão relacionados às pessoas e suas emoções.

Prevendo o Futuro

As consultorias decolaram na década de 1980, quando o professor da Harvard Michael Porter escreveu Estratégia Competitiva: Técnicas para Análise de Indústrias e da Concorrência, livro que apresenta as cinco forças que afetam os negócios: “concorrentes, entrantes, substitutos, compradores e fornecedores”. Quando a consultora e autora Karen Phelan trabalhava para a ...

Sobre a autora

Karen Phelan é cofundadora da Operating Principals, uma empresa de consultoria. Phelan trabalhou na Deloitte Haskins & Sells e Gemini Consulting.


Comente sobre este resumo