Join getAbstract to access the summary!

A Sabedoria do Fracasso

Join getAbstract to access the summary!

A Sabedoria do Fracasso

Como Aprender as Lições Mais Difíceis de Liderança Sem Precisar Pagar o Preço

Jossey-Bass,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Os grandes líderes aprendem mais com o fracasso do que com o sucesso.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Abrangente
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

O fracasso é tratado de forma injusta. O professor de gestão Laurence G. Weinzimmer e o consultor Jim McConoughey discutem o fracasso empresarial e as suas repercussões refletidas em publicações acadêmicas, pesquisas junto a gestores e entrevistas com líderes empresariais. O resultado é um guia divertido e inteligente para quem deseja aprender com o fracasso, embora não traga nova luz ao tema. A getAbstract recomenda esse livro de fácil leitura a líderes e gestores que desejam entender o que deu certo no passado, o que não deu e por quê, visando tirar o máximo de benefício dos seus fracassos.

Resumo

Uma Liderança Impecável: Aprendendo as Lições Sem Precisar Pagar o Preço

Os líderes empresariais que nunca falham não estão correndo riscos o suficiente. No entanto, o fracasso carrega um estigma histórico no mundo dos negócios. Apesar ser possível aprender mais com o fracasso do que com o sucesso, um líder vai acabar caindo em desgraça se o seu grupo achar que ele “pisou na bola”. Os líderes devem aprender duas habilidades importantes: olhar para o passado e entender o que deu certo e o que deu errado; e também determinar o motivo do erro para que este não se repita.

A Sedução do Sim: Tentando Ser Tudo Para Todos

Os líderes que abandonam a sua orientação estratégica e se tornam gananciosos arriscam destruir as suas empresas; eles caem no erro da “orquestração desequilibrada”. Veja a LA Gear, por exemplo: a empresa se tornou um grande sucesso na década de 1980, vendendo sapatos para mulheres jovens. O negócio desandou quando a empresa abriu mão da sua imagem sofisticada, vendendo o excesso de estoque em lojas de descontos e diversificando na linha tênis masculinos. Para evitar a diluição das suas marcas e acabar se distanciando do seu público-alvo, esteja atento...

Sobre os autores

Laurence G. Weinzimmer é professor de gestão da Bradley University. Consultor em desenvolvimento corporativo, Jim McConoughey é gestor de fundos de investimento de capital de risco.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados