Join getAbstract to access the summary!

Os Advogados do Amanhã

Join getAbstract to access the summary!

Os Advogados do Amanhã

Saiba Mais Sobre o Seu Futuro

Oxford UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

A profissão de advogado está assumindo novas roupagens.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Aplicável
  • Revelador

Recomendação

A advocacia é uma profissão geralmente bastante estável. Durante décadas, os jovens advogados puderam apostar o seu futuro em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos internos. Mas de acordo com Richard Susskind, um futurista na área de Direito, a profissão de advogado está prestes a mudar radicalmente. Ao longo dos últimos 25 anos, as previsões de Susskind sobre o tema têm se mostrado bastante precisas, por isso as descrições do autor sobre as mudanças futuras para o setor, muitas delas dramáticas e bastante prováveis, são bem confiáveis. A getAbstract recomenda as análises de Susskind a jovens advogados, sócios de firmas e pessoas com ambições no universo jurídico. Advogados mais antigos e gestores de escritórios de advocacia e de departamentos jurídicos internos podem se beneficiar muito dessa leitura; para tal, basta estarem atentos às previsões de Susskind e promoverem as mudanças operacionais necessárias para se manterem atualizados.

Resumo

Surgem Mudanças Dramáticas no Horizonte

No futuro, a prática da advocacia vai ter pouca relação com a prática observada atualmente ou com os padrões do passado recente. Isto tem grandes implicações para os jovens advogados, sócios de firmas e todos aqueles que ambicionam viver do Direito. Os advogados mais antigos devem estar atentos às mudanças, em especial os gestores de escritórios de advocacia que olham para o futuro das suas operações.

Para entender este cenário, os advogados devem olhar para o futuro, não para o passado. A estrela do hóquei no gelo Wayne Gretzky certa vez recomendou que todos os jogadores de hóquei deveriam “focar aonde o disco vai e não de onde ele vem”. Advogados precisam fazer o mesmo para se manterem relevantes na profissão. Eles devem antecipar o mercado jurídico iminente. Dentro das próximas duas décadas, os clientes vão contratar serviços jurídicos em um formato muito diferente do atual. Isto se deve a três fatores principais: “o desafio do ‘mais por menos’, a liberalização e a tecnologia da informação”.

1. O Desafio do “Mais por Menos”

A clientela dos advogados se divide em três categorias: grandes organizações, pequenas...

Sobre o autor

Richard Susskind, presidente da Society for Computers and Law, é professor catedrático da Oxford University, University College London, Strathclyde University e Gresham College. Ele é também o autor de The End of Lawyers.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem