Join getAbstract to access the summary!

99 contra 1

Join getAbstract to access the summary!

99 contra 1

Como a desigualdade econômica está destruindo o mundo e o que podemos fazer a respeito

Berrett-Koehler,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Como podemos evitar que 1% da população dê as cartas?

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Revelador

Recomendação

Chuck Collins, acadêmico do Institute for Public Policy e coautor de vários livros sobre a desigualdade social, examina o problema da desigualdade econômica em detalhes sistemáticos. Ele mostra como a situação econômica atual evoluiu, faz um apelo apaixonado para que se reduza o papel dos super-ricos e fornece uma prescrição política que possa gerar a igualdade econômica. O autor utiliza ocasionalmente frases complicadas, como, por exemplo, “a espiral letal da desigualdade”. Isso mostra a sua paixão pelo tema da desigualdade econômica, mas talvez fosse ainda mais convincente sem o artifício dos floreios retóricos. A getAbstract recomenda este livro mesmo para quem discorde de Collins, pois o seu texto é um retrato importante das questões econômicas mais cruciais.

Resumo

Os ricos cada vez mais ricos

Na década de 1980, o então presidente dos EUA Ronald Reagan implementou reduções fiscais substanciais para os ricos. Desde então, os 1% mais ricos têm se tornado ainda mais ricos. Ao mesmo tempo em que os outros 99% perderam fôlego, incluindo a classe média.

De 1983 a 2009, este 1% obteve mais de 40% de todos os ganhos. A riqueza combinada dos 400 mais ricos nos EUA (a Forbes 400) é maior do que a fortuna combinada de 150 milhões de norte-americanos. A riqueza total do 1% mais rico é de US $ 42,7 trilhões, mais do que o valor agregado de três bilhões das pessoas mais pobres do mundo. Esse 1% adultera de cinco maneiras o sistema econômico para continuar sempre ganhando:

  1. Influência política – Os políticos servem àqueles que contribuem mais para as campanhas políticas. O 1% é um doador generoso.
  2. Influência no terceiro setor – Parte do grupo do 1% faz doações a organizações isentas de impostos que realizam lobby para promover os seus interesses.
  3. Influência na mídia – O 1% é dono de um grande segmento dos meios de comunicação e o utilizam para promover...

Sobre o autor

Chuck Collins é autor e coautor de vários livros sobre a desigualdade econômica, incluindo Economic Apartheid in America com Felice Yeskel e Our Commonwealth com Bill Gates Sr.


Comente sobre este resumo