Join getAbstract to access the summary!

Em Busca da Prosperidade

Join getAbstract to access the summary!

Em Busca da Prosperidade

Como as economias em desenvolvimento podem decolar

Princeton UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Por que alguns países são ricos e outros são pobres? Um economista proeminente explica o porquê.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Quanto ao crescimento econômico, Brasil, Índia e China estão em pleno vapor, enquanto Argentina e Rússia seguem em fogo brando. Por que esta diferença? O economista Justin Yifu Lin proporciona uma análise útil do que tem resultado – ou não – no desenvolvimento econômico em todo mundo. Lin reconhece que o caminho de cada país é diferente e que a estratégia de cada nação precisa se ajustar às mudanças globais. Nesse contexto, ele identifica as características das economias de sucesso e aponta os seis passos que os países em desenvolvimento podem seguir para crescer economicamente. Embora seu estudo divague por vezes, a abordagem ponderada de Lin sobre assunto – repleta de alusões históricas, filosóficas e literárias – leva o seu texto para além do tratamento econômico usual. A getAbstract recomenda estas orientações fundamentadas para o desenvolvimento econômico a líderes de organizações sem fins lucrativos, economistas e especialistas em mercados emergentes.

Resumo

O mistério do desenvolvimento econômico

Burundi e Suíça poderiam ter algumas semelhanças, porque ambos são países sem litoral e com quase o mesmo número de habitantes. Mas estes dois países são muito diferentes um do outro. A renda per capita de US $400 do Burundi faz dele um país pobre. Suas maiores exportações são café e chá. Por sua vez, a Suíça é um dos países mais ricos do mundo. Menos de 2% da sua produção econômica provêm da agricultura e 70% provêm da área de serviços. Como esta disparidade mostra, mesmo quando alguns fatores são comparáveis, as economias dos países podem seguir caminhos completamente divergentes.

Recentemente, os EUA e outras economias desenvolvidas enfrentaram condições econômicas difíceis, com crescimento estagnado, mercados de trabalho fracos, dívida pública crescente e mercados de capitais voláteis. Por outro lado, algumas economias emergentes continuam a ter crescimento alto. As estrelas da economia global – Brasil, China, Índia e Indonésia – tiveram taxas de crescimento sistematicamente superiores a 6% ao ano. A República da Coreia, Malásia, Vietnã e Tailândia também estão entre os países de crescimento alto, com industrialização...

Sobre o autor

Justin Yifu Lin foi economista-chefe do Banco Mundial de 2008 a 2012. Ele é diretor fundador do Centro Chinês de Pesquisa Econômica na Universidade de Pequim e autor de Demystifying the Chinese Economy.


Comente sobre este resumo