Join getAbstract to access the summary!

Pessoas Excepcionais

Join getAbstract to access the summary!

Pessoas Excepcionais

Como a migração moldou o nosso mundo e vai definir o nosso futuro

Princeton UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

A migração pode trazer enormes benefícios econômicos.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Panorama Geral

Recomendação

De vez em quando, um livro lança luz sobre um tema palpitante dos noticiários. Foi isso que fizeram Ian Goldin, Geoffrey Cameron e Meera Balarajan sobre a questão da imigração. Os autores oferecem informações sólidas para dar suporte a suas recomendações sobre as políticas de migração. Se as notícias atuais fazem você pensar que a imigração diz apenas respeito a fronteiras restritivas, muros mais altos, centros de detenção cada vez maiores, asilados carentes, dreno dos recursos do Estado e controle incipiente do terrorismo, talvez seja porque a mídia não cubra os benefícios econômicos substanciais proporcionados pela migração tanto para as nações destinatárias como para as remetentes. Com um aviso de que as opiniões políticas expressas são de responsabilidade dos autores, a getAbstract recomenda esta compilação esclarecedora sobre os migrantes que enfrentaram com bravura grandes viagens para moldar o mundo moderno.

Resumo

Um mundo dos migrantes

O número de migrantes em todo o mundo subiu nos últimos 25 anos, mas essa tendência somente espelha o passado. A migração é um dos imperativos mais antigos da humanidade, remontando a dezenas de milhares de anos, desde os primórdios da movimentação humana a partir da África e mundo afora. Foi a migração, a qual tem definido a raça humana desde a pré-história, que criou o mundo moderno.

Os migrantes partiram atrás de uma vida melhor para si e seus filhos; de alcançar segurança e paz; de fugir da repressão, tumultos, guerras ou desastres; e de perceber o seu potencial como seres humanos. Na Idade da Pedra, os humanos mudavam constantemente de um lugar para outro em busca de alimentos. Com o tempo, grupos de caçadores-coletores pré-históricos deixaram a África, local de origem da humanidade e viajaram por toda a Península Arábica.

Sabe-se que há cerca de 50.000 a 60.000 anos, após inúmeras migrações adicionais, os seres humanos já haviam povoado as costas marítimas do Mar Vermelho e do Oceano Índico. Eventualmente, eles se mudaram para a Europa e Ásia e, depois, para todas as Américas. Também sabemos que há cerca de 10.000 anos, os humanos...

Sobre os autores

Ian Goldin, professor de globalização e desenvolvimento na Universidade de Oxford, é diretor da Martin School, onde Geoffrey Cameron é pesquisador. Meera Balarajan trabalhou para a ONU, para o Governo do Reino Unido e para uma ONG indiana.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados