Join getAbstract to access the summary!

O Decisor

Join getAbstract to access the summary!

O Decisor

Libere o potencial de todos na organização, uma decisão de cada vez

Pear Press,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Os executivos estão geralmente distantes do centro da ação. Por que, então, eles tomam todas as decisões?

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

O empreendedor Dennis Bakke, cofundador da gigante de energia AES, sempre deu prioridade à responsabilidade corporativa e mostrou uma profunda preocupação com os funcionários. Após a AES, ele participou da fundação da Imagine Schools, uma rede de escolas sem fins lucrativos dedicada a aplicar os melhores modelos de aprendizagem às necessidades específicas de cada aluno. Neste livro, Bakke defende que todos os funcionários têm a capacidade de tomar decisões importantes e defende a ideia de que as empresas devem promover o empowerment da sua força de trabalho. Através de uma fábula corporativa moderna, Bakke torna explícita uma filosofia que celebra o valor intrínseco de cada indivíduo. Apesar de que esta, assim como a maioria das fábulas de negócios, requer alguma suspensão de descrença, a getAbstract recomenda esta história inspiradora para quem deseja democratizar o processo decisório na sua organização. Bakke explica por que deixar a decisão nas mãos dos seus colaboradores é um dos passos mais inteligentes que um gestor pode dar.

Resumo

O processo decisório organizacional

Para conhecer bem uma organização, observe como ela toma decisões. Na maior parte das empresas, os executivos seniores tomam todas as decisões importantes e isso acaba enviando uma mensagem de que os gestores de topo não confiam nos seus funcionários.

As pessoas aprendem melhor quando fazem escolhas significativas; é por isso que a Harvard Business School foi a pioneira na abordagem de estudos de caso voltados à aprendizagem. Os alunos de MBA em Harvard absorvem princípios comerciais e de gestão através desse método, o qual depende da tomada de decisão. Os executivos que ali estudam tomam decisões sofisticadas sobre mais de 500 casos de negócios diferentes durante o seu tempo na Harvard. Os principais programas de formação de gestores mundo afora utilizam essa tática para ajudar os seus alunos a desenvolverem as suas capacidades de tomada de decisão. No entanto, uma vez nas empresas, a maior parte dos líderes empresariais reserva para si o direito de tomar todas as decisões, ou pelo menos as mais importantes. Eles esperam que os seus subordinados apenas sigam as instruções, ou, no máximo, solicitam algum input do pessoal...

Sobre o autor

Dennis Bakke é cofundador da Imagine Schools e da AES, uma empresa de energia global.


Comente sobre este resumo