Join getAbstract to access the summary!

As Vantagens do Pessimismo

Join getAbstract to access the summary!

As Vantagens do Pessimismo

E o perigo da falsa esperança

Oxford UP,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Identifique as falácias que distorcem o seu pensamento.

Avaliação Editorial

5

Qualidades

  • Revelador
  • Panorama Geral

Recomendação

Este livro incomum pretende apresentar as vantagens do pessimismo, embora ceticismo possa ser uma descrição mais adequada. O filósofo e escritor Roger Scruton aprofunda os mecanismos que movem a sociedade. Ele diz que, para evitar falácias calamitosas, a sociedade precisa de uma dose de pessimismo levedado com o respeito pelas leis convencionais e soluções cívicas tradicionais. Ele apela a um ponto de vista de direita, mas as pessoas que compartilham valores conservadores podem se questionar sobre a sua abordagem. Mesmo quando ele toma posições bem aceitas, seu tom é crítico. Ele invoca grandes pensadores, para demonstrar o seu domínio do canône e atacar ferozmente algumas ideias, incluindo a ação afirmativa, reforma da imigração nos EUA e – arriscando ainda mais – o Islã, John Maynard Keynes e Jimmy Carter. Embora o autor possa ter mérito por não recear ser politicamente incorreto, ele, por vezes, exagera ao cair em demagogia e reformular os fatos para suportar seus argumentos. Sua resposta aos problemas do mundo consiste em lidar o melhor possível com a realidade e manter as virtudes tradicionais, mas com pouca esperança em um futuro melhor. Embora neutra quanto às questões políticas, a getAbstract considera que este desafio corajoso, até polêmico, à visão convencional oferece um ponto de vista claramente alternativo.

Resumo

Muita esperança, muito pessimismo

As ameaças mais perigosas que a humanidade enfrenta provêm de um conjunto de falácias baseadas no passado pré-histórico e tribal da humanidade. Estas ideias determinam o comportamento das pessoas no trabalho e vida social. Os mesmos conceitos influenciam as decisões dos otimistas inescrupulosos que são capazes de grandes obsessões e práticas inadequadas para concretizar a sua esperança irracional em um mundo utópico.

Os otimistas inescrupulosos focam seus esforços em um esquema abstrato de progresso humano, ao invés de focar na virtude pessoal que poderia permitir que desempenhassem o papel que cabe aos humanos em contribuir para a melhoria dos seus pares. Os otimistas rejeitam as formas tradicionais de superação de dificuldades e compromisso que julgam fora de moda. Em vez disso, eles perseguem uma visão de um mundo perfeito, enquanto ignoram os que têm de pagar um preço terrível para atingi-lo. O otimista acredita que a tecnologia consegue tudo e que a natureza humana evolui permanentemente. Os otimistas também consideram que a imortalidade é possível pela digitalização de toda a informação contida no cérebro humano. Em contraste...

Sobre o autor

Roger Scruton é um filósofo inglês conhecido por seus estudos sobre estética. Seus livros anteriores incluem Art and Imagination , Sexual Desire e The Meaning of Conservatism.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados