Join getAbstract to access the summary!

O Que a Natureza Tem Feito Por Nós

Join getAbstract to access the summary!

O Que a Natureza Tem Feito Por Nós

Como o dinheiro cresce em árvores

Profile Books,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

A economia ou o meio ambiente? A solução deve abranger ambos: um olhar inteligente sobre o motivo pelo qual as empresas devem trabalhar em parceria com a Terra.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Visionário
  • Cativante
  • Inspirador

Recomendação

Este é um livro sério que apresenta uma visão bem concebida da economia ambiental e que transborda de fatos e números; ele é tanto insistente como esperançoso quanto às condições ecológicas mais sombrias do planeta. Tony Juniper viaja pelo planeta, indicando o que está errado, o que as pessoas ambientalmente conscientes estão fazendo de bom e o que a sociedade ainda precisa fazer para sarar o planeta. A getAbstract recomenda a análise convincente e de fácil leitura do autor e destaca a história dos abutres na Índia como sendo particularmente memorável. Com a verve de um contador de histórias, Juniper arrisca uma análise do custo-benefício dos serviços prestados pela natureza, defendendo a ecologia como um bem econômico e um investimento financeiro valioso. Ele conclui que, em última análise, deve prevalecer os interesses de todos nós: a Terra é o único lar da humanidade. A sociedade e as empresas não podem se dar ao luxo de continuar destruindo o planeta.

Resumo

O que a natureza faz por você?

A natureza faz muito mais por você do que você pensa e ainda assim as nações que se esforçam por melhorar o estilo de vida e as aspirações dos seus cidadãos não protegem a natureza. Empresas e governos tendem a ignorar os serviços gratuitos do planeta e seu impacto econômico. Os fenômenos naturais, desde a fotossíntese até o ciclo da água, criam bens públicos comuns e sem custos; mas quando a humanidade abusa dos mesmos, eles podem trazer consequências negativas. O que a natureza faz por você? Tudo. A natureza fornece um conjunto importante de serviços:

  • O solo dá origem a culturas, armazena carbono e recicla plantas e animais em decomposição.
  • A fotossíntese transforma a energia solar em energia química e CO2 em oxigênio.
  • A biodiversidade fornece produtos, como medicamentos, bem como processos-chave que a ciência tem descoberto através do “biomimetismo”, isto é, o ato de copiar o mundo natural.
  • Os animais polinizam cerca de dois terços das plantas cultivadas para alimento.
  • Os pássaros controlam pragas e doenças comendo insetos e reciclando o lixo.
  • A filtragem geológica e florestal purifica e...

Sobre o autor

O ambientalista Tony Juniper é ex-diretor da Friends of the Earth e assessor do Príncipe Charles, do Reino Unido.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados