Join getAbstract to access the summary!

Tema os Seus Pontos Fortes

Join getAbstract to access the summary!

Tema os Seus Pontos Fortes

A sua maior virtude pode ser o seu maior problema

Berrett-Koehler,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Os seus pontos fortes podem se tornar os seus maiores pontos fracos. Não exagere!

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

A maior parte dos livros sobre liderança se concentra em eliminar os pontos fracos ou melhorar os pontos fortes. Os especialistas em desenvolvimento de lideranças Robert E. Kaplan e Robert B. Kaiser têm uma abordagem diferente. Eles ensinam os líderes a “reduzirem a intensidade” dos seus pontos fortes para que estes não sabotem inadvertidamente a sua eficácia. As pesquisas dos autores mostram que exagerar nos pontos fortes é um problema de liderança comum. Aquele chefe talentoso, brilhante e bem articulado, cuja presença forte intimida e oprime a todos na sala, acaba afugentando qualquer ideia alternativa. Sem interlocutores objetivos, esse chefe pode colocar em risco uma organização, ao pôr em prática os seus planos sem restrições ou filtros, como fez Jeffrey Skilling na Enron. Este livro inteligente e eloquente, o qual inclui muitas referências e citações interessantes, captura a natureza corruptiva dos líderes que exageram nos pontos fortes. A getAbstract recomenda esta nova abordagem aos aspirantes a líderes, estudantes de liderança e líderes cuidadosos e precavidos que apresentam a coragem necessária para controlar os seus pontos fortes e reorientar as suas habilidades.

Resumo

Tenha cuidado consigo mesmo

Às vezes, as pessoas podem ser as suas próprias piores inimigas. Veja o que aconteceu com Acab, o capitão obcecado no famoso romance de Herman Melville, Moby Dick. Acab tinha uma missão na vida: capturar e matar a grande baleia branca que tanto perseguia. Nada o impediria de completar esta tarefa. Starbuck, o seu imediato, diz a Acab que o navio deve parar para receber reparos de emergência. Sentindo que Moby Dick está próximo, Acab se recusa a ouvir. Implacável, o imediato força Acab a lançar a âncora para que a tripulação possa reparar o navio enfraquecido. Enfurecido, Acab toma um rifle nas mãos e ameaça atirar em Starbuck caso este se recuse a cumprir as ordens. O imediato se mantém firme. “Não te peço para teres cuidado com Starbuck, pois ririas. Mas que Acab tenha cuidado com Acab. Cuidado contigo mesmo, velho”. As palavras desafiadoras do imediato impressionaram Acab. O capitão muda de ideia e ordena os reparos. “Acab tenha cuidado com Acab – Há algo de verdade nisso!”

Jeffrey Skilling

“Tenha cuidado consigo mesmo” é um excelente alerta para os executivos de topo que deixam seus pontos fortes sem controle e sabotam...

Sobre os autores

Robert B. Kaiser é presidente da Kaiser Leadership Solutions, fornecedora de instrumentos para avaliação. Robert E. Kaplan é presidente da Kaplan DeVries Inc., uma empresa especializada na avaliação de líderes.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados