Join getAbstract to access the summary!

Vantagem Competitiva

Join getAbstract to access the summary!

Vantagem Competitiva

Criando e sustentando um desempenho superior

Elsevier Editora,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Caso decida competir em termos de custo, diferenciação ou enfoque, você poderá obter sucesso na sua área de negócio. Basta escolher uma estratégia que seja funcional.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Este clássico sobre a concorrência é um indicativo da importância das contribuições fundamentais de Michael Porter para a literatura de gestão. O livro parece tão revigorado e relevante hoje como quando foi publicado pela primeira vez há mais de um quarto de século atrás. Porter, professor da Harvard Business School, é autor de 16 livros e uma autoridade em estratégia competitiva e desenvolvimento econômico. Suas ideias definiram a política econômica em todo o mundo e podem ter sido responsáveis por seus nove títulos honorários e inúmeros prêmios. Este livro demonstra as razões da sua influência. Ele nos traz um manual claro, escrito com habilidade e muito acessível para o desenvolvimento e implementação da estratégia competitiva. Ele aborda os fundamentos das cadeias de valor, custos, diferenciação, tecnologia, substituição, inter-relações e muito mais. A getAbstract entende que este livro deve ser lido e relido com frequência, por representar um marco na gestão.

Resumo

Os tipos de estratégia

Uma empresa realiza atividades que incorrem em custos na esperança de gerar valor. A vantagem competitiva e o lucro dependem dessas atividades ligadas à cadeia de valor. Certa atenção à cadeia de valor permite que os gestores identifiquem os produtos ou serviços que os clientes mais desejam e estão dispostos a pagar mais para obtê-los. As empresas criam vantagem competitiva escolhendo quais atividades vão exercer, como e onde. Sua estratégia resulta de como você configura essas atividades.

As empresas que decidem competir com base no custo organizam suas atividades de forma diferente daquelas que decidem competir com base na diferenciação. Esta forma de olhar para as escolhas competitivas de uma empresa preenche as lacunas existentes entre estratégia e execução. A vantagem competitiva é determinada pela sua capacidade de gerar valor através da execução de uma estratégia bem escolhida. As empresas podem escolher entre três estratégias genéricas para produzir vantagem competitiva:

  • Liderança no custo – Uma empresa pode procurar tornar-se o concorrente de menor custo de várias maneiras, dependendo do setor. Economia de...

Sobre o autor

Michael E. Porter é professor do Instituto de Estratégia e Competitividade na Harvard Business School e uma autoridade internacional em estratégia e desenvolvimento econômico. É autor de 16 livros e mais de 100 artigos.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Do mesmo autor

Canais Relacionados