Join getAbstract to access the summary!

O Futuro da Administração

Join getAbstract to access the summary!

O Futuro da Administração

Elsevier Editora,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Você quer ajudar a criar o futuro da gestão? Alinhe-se agora mesmo a algumas novas ideias.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Este é um livro bem feito, ambicioso e fascinante. Devido às suas sugestões específicas sobre como produzir inovação em gestão, a getAbstract recomenda-o para quem está interessado em inovação, em gestão da inovação e em como a administração está mudando. A ambição de Gary Hamel é impressionante. Ele trabalha a ideia da mudança de paradigma desenvolvida por Thomas Kuhn em seu influente livro A Estrutura das Revoluções Científicas. Hamel aplica os conceitos de Kuhn sobre gestão, argumentando sobre a necessidade de mudar as teorias e práticas de gestão. O ponto onde o estudo de Hamel direciona para a inspiração é particularmente fascinante. Quantos autores por aí sugerem a criação de um modelo de gestão a partir do Google, da biologia evolutiva e da religião (citando apenas três exemplos)? Apesar de seus exemplos de organizações que praticam a gestão em inovação serem diferentes, alguns de seus conceitos não são tão revolucionários quanto outros existentes, nem tão radicais como mudanças de paradigma possam exigir. Afinal, outros especialistas já sugeriram que a administração hierárquica, de cima para baixo, pode sufocar a inovação. No entanto, o livro de Hamel é bastante útil e satisfaz amplamente a maioria das suas ambições.

Resumo

Por que a inovação em gestão é importante

As teorias modernas de gestão são “uma das maiores invenções da humanidade, como o fogo, a linguagem escrita e a democracia”. A administração permitiu à sociedade tirar maior proveito da capacidade produtiva da era industrial. A gestão da força de trabalho organiza e divide tarefas complexas em pequenos passos repetidos, enquanto cria múltiplas opções para os consumidores. No entanto, o triunfo da administração está passando. Mudar como se gerencia é uma necessidade de sobrevivência. Por quê? Em primeiro lugar, as ideias têm um ciclo de vida, como um produto. No início, cresce enfrentando muitos desafios. Em seguida, se espalha pela sociedade e “o ritmo da evolução desacelera”.

Pense na administração moderna como um paradigma, no sentido da palavra que Thomas Kuhn usou em seu livro seminal, A Estrutura das Revoluções Científicas. Ele explicou que um paradigma é mais do que uma ideia ou teoria. É uma visão de mundo que determina quais os problemas principais que os pensadores consideram importantes e quais soluções consideram válidas. Kuhn argumentou que a ciência não progride por meio de adições incrementais, mas através...

Sobre os autores

Gary Hamel, autor de Liderando a Revolução e co-autor de Competindo pelo Futuro, é professor da London Business School desde 1983. Bill Breen é editor-fundador da revista Fast Company.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados