Join getAbstract to access the summary!

Suficiente

Join getAbstract to access the summary!

Suficiente

Construindo uma economia sustentável em um mundo de recursos finitos

Berrett-Koehler,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Este livro provocador desafia muitas crenças sobre o valor do crescimento econômico desenfreado.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Polêmico
  • Inovativo
  • Panorama Geral

Recomendação

Os especialistas em sustentabilidade Rob Dietz e Dan O'Neill oferecem uma análise envolvente e provocativa da desconexão entre o crescimento e a prosperidade. Eles desafiam a economia tradicional de que um maior crescimento e consumo levam inevitavelmente à felicidade em uma sociedade capitalista e consumista. Dietz e O'Neill, defensores de uma “economia de estado estacionário”, oferecem um argumento bem pesquisado e apresentado sobre a economia política e os posicionamentos prejudiciais ao meio ambiente dos líderes mundiais. As suas abordagens levantam questões sobre o verdadeiro valor do materialismo e do crescimento econômico desenfreado, os quais põem em risco o meio ambiente, a justiça social e a igualdade econômica. A getAbstract recomenda a tese idealista dos autores a qualquer pessoa interessada em descobrir qual seria a eventual configuração de uma economia sustentável.

Resumo

O fracasso da ortodoxia econômica

Todos os principais governos aceitam a noção econômica em voga de que o crescimento irrestrito acompanhado do consumo e da produtividade beneficiam as sociedades. Essa suposição é falsa. O crescimento traz mais custos do que os seus supostos benefícios. A Terra tem sete bilhões de habitantes; 2,7 bilhões delas vivem com menos de US $ 2 por dia. 2% dos adultos possuem mais da metade da riqueza das famílias do mundo. Estas disparidades emergem de um sistema econômico que promove o consumo excessivo. O economista Herman Daly propõe uma abordagem alternativa, uma “economia de estado estacionário” que aspira à sustentabilidade dos recursos e a equidade econômica. Três ideias principais são a base desta abordagem:

  1. A avaliação do impacto econômico deve considerar os recursos limitados da Terra.
  2. As pessoas devem entender as políticas que apoiam uma economia de estado estacionário, ou seja, “uma economia próspera, mas estável”.
  3. A sociedade deve promover novas estratégias econômicas para a mentalidade falida voltada ao consumo que perpetua a economia orientada ao crescimento.

O produto...

Sobre os autores

Rob Dietz, editor do blogue Daly News, é o ex-diretor executivo do Center for the Advancement of the Steady State Economy (CASSE). Dan O’Neill é professor de economia ecológica da Universidade de Leeds e economista-chefe da CASSE.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados