Join getAbstract to access the summary!

Dinheiro

Join getAbstract to access the summary!

Dinheiro

Como superar a ameaça da queda do dólar na economia global

McGraw-Hill,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Segundo Steve Forbes, os EUA devem adotar o padrão-ouro para o dólar e outros países devem atrelar as suas moedas a ele.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Abrangente
  • Revelador
  • Panorama Geral

Recomendação

O editor Steve Forbes afirma que os EUA devem restabelecer o padrão-ouro para reanimar a sua economia e reduzir o risco de uma nova crise fiscal global. O dinheiro deve, por princípio, fornecer uma medida confiável de valor, servir como um meio mutuamente aceitável de troca entre compradores e vendedores e transmitir informações úteis sobre os preços. Forbes, que geralmente assume um ponto de vista conservador, sustenta que o dinheiro que flutua em termos de valor não pode executar essas funções básicas e fundamentais; e ainda que permitir que as forças de mercado reponham constantemente o valor de uma moeda impede o avanço econômico. Os EUA mantiveram um padrão de ouro sob o acordo de Bretton Woods (1944-1971) e nesse período a economia do país prosperou. Após abandonar este modelo em 1971, segundo Forbes, o desempenho econômico tem sido medíocre. É importante notar que Forbes atribui, de forma um tanto simplista, todos os tropeços econômicos das últimas quatro décadas ao abandono do padrão-ouro. Embora sempre politicamente neutra, a getAbstract recomenda o tratado do autor aos leitores interessados em política monetária, em história e no debate sobre o padrão-ouro.

Resumo

A vida depois de Bretton Woods

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, os líderes dos países aliados reuniram-se em Bretton Woods, New Hampshire. Nesta reunião, eles criaram um sistema monetário multilateral que fixava o valor do dólar ao ouro e definia o valor de outras moedas ao dólar. O padrão-ouro de Bretton Woods permaneceu em vigor de 1944 a 1971. Desde 1971, o poder de compra do dólar caiu mais de 80%. Ele poderia cair ainda mais devido ao fato dos EUA impulsionarem “uma expansão monetária global” através da compra de títulos por parte do Federal Reserve (Fed) e outros bancos centrais, incluindo o Banco Central Europeu.

Com o valor do dólar relativamente estável, a economia dos EUA cresceu rapidamente a partir de meados da década de 1980 até o fim da década de 1990. Ainda assim, a economia norte-americana tem apresentado um crescimento mais lento desde os anos 1970 do que em décadas anteriores. A taxa de desemprego dos EUA tem apresentado uma média acima de 6% desde o início da década de 1970, mas sempre estiveram abaixo de 5% de 1947 até 1970. A recessão econômica mais profunda observada nos EUA desde a década de 1980 ocorreu no final da década de 2000.

Sobre os autores

Steve Forbes, coautor de Power Ambition Glory, é presidente e editor-chefe da Forbes Media. Elizabeth Ames, fundadora da BOLDE Communications, escreveu How Capitalism Will Save Us e Freedom Manifesto em parceria com Forbes.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados