Join getAbstract to access the summary!

Supercomunicador

Join getAbstract to access the summary!

Supercomunicador

Saiba descomplicar para que todos possam entender

AMACOM,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Aprenda a comunicar os conceitos mais complexos para qualquer público.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável
  • Conhecimento Contextualizado

Recomendação

As organizações que lidam com informações científicas, matemáticas ou técnicas complexas que precisam ser comunicadas enfrentam um grande desafio. Os novos dados sobre os mais diversos resultados, produtos ou projetos podem ser tão orientados aos clientes e possuírem múltiplos níveis que apenas pessoas com conhecimentos específicos têm a capacidade de acessar o conteúdo, compreender o contexto e as consequências dos assuntos disponibilizados. Muitas empresas dependem de escritores não-técnicos para transmitir as suas histórias repletas de conceitos técnicos. A consequente perda de complexidade pode trazer problemas para os stakeholders, os investidores potenciais e o público em geral. O consultor em comunicação Frank J. Pietrucha passou 25 anos esclarecendo informações científicas complexas em nome dos seus clientes. Ele defende a importância de se transformar abstrações complexas em grandes histórias, utilizando técnicas de narrativa e humanizando os conteúdos. Através de uma erudição rara e um conhecimento prático conquistado a duras penas, Pietrucha toma em suas mãos um assunto que poucas pessoas conhecem. A getAbstract recomenda o texto e os métodos do autor a jornalistas, radialistas, profissionais de marketing, relações públicas e qualquer um que esteja precisando explicar conteúdos complexos.

Resumo

O Bóson de Higgs

Em 2013, os cientistas comemoraram algo que os físicos já vinham antecipando há 50 anos: a existência do bóson de Higgs, uma partícula elementar recém-descoberta. Os meios de comunicação elogiaram a descoberta com grande alarido. Infelizmente, os jornais não foram capazes de explicar o verdadeiro significado do bóson de Higgs.

O consultor em comunicação Frank J. Pietrucha não entendia por que os especialistas consideravam o bóson de Higgs um passo científico decisivo. Ele pesquisou inúmeros artigos e blogues até que se deparou com um vídeo do físico Brian Greene, da Universidade de Columbia, no qual ele explicava que a descoberta do bóson de Higgs ainda não tinha implicações práticas que fossem do conhecimento dos cientistas.

Greene afirmava que o mundo muitas vezes deve esperar que as descobertas teóricas se transformem em aplicações práticas. Ele comparou a resposta desnorteada da mídia e do público em relação ao bóson de Higgs com a perplexidade que os meios de comunicação e o público em geral receberam as descobertas sobre a mecânica quântica em 1920 e 1930. Poucos conhecem sobre este tema ainda hoje, mas as suas aplicações possibilitaram...

Sobre o autor

Frank J. Pietrucha é fundador da Definitive Communications.


Comente sobre este resumo