Join getAbstract to access the summary!

A Revolução da Gamificação

Join getAbstract to access the summary!

A Revolução da Gamificação

Como os líderes utilizam a mecânica dos jogos para esmagar a concorrência

McGraw-Hill,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Aprenda as técnicas da gamificação para envolver com sucesso os seus clientes e colaboradores.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

A gamificação bem-sucedida, ou seja, o uso comercial de mecanismos baseados em jogos, aborda tanto a psicologia humana como questões mais concretas como as funções e a aparência dos mais diversos materiais. Os especialistas Gabe Zichermann e Joselin Linder explicam com clareza esse processo através de uma linguagem acessível e envolvente. Eles exploram os melhores usos da gamificação, compartilhando histórias interessantes sobre empresas, organizações, governos e indivíduos. Zichermann e Linder praticam o que pregam, engajando os leitores com narrativas atraentes, recomendações práticas e jogos reais intercalados ao longo do texto. A getAbstract recomenda este manual que destaca a nova onda da gamificação no treinamento de colaboradores e no engajamento de clientes a start-ups, empreendedores, gerentes, marketing, profissionais de RH e a todos que procuram novas maneiras de inspirar e reter clientes e funcionários.

Resumo

Modelos de gamificação

Até mesmo a estratégia corporativa mais bem elaborada pode desmoronar sem o envolvimento dos colaboradores e clientes. A gamificação, ou a implementação nos negócios de mecanismos e dinâmicas derivados dos jogos, oferece ferramentas e estratégias eficazes para conquistar e manter o foco no cliente e a motivação dos funcionários. Esses são fatores cruciais para impulsionar as receitas.

As empresas podem utilizar uma variedade de modelos de gamificação para atender a diferentes necessidades. No “grande desafio”, um dos modelos da gamificação, o líder inicia a competição geralmente convidando o público a resolver um problema. Quem descobrir a solução vence e geralmente recebe um prêmio. Outro modelo é o “jogo do feedback rápido”: como nos esportes, um placar em tempo real motiva performance. No “jogo de simulação e descoberta” um designer elabora um jogo com base em alguma informação e o apresenta com o objetivo de ensinar.

Na “maratona do status”, a aclamação pública é a recompensa para o conteúdo de qualidade. As mídias sociais, as quais proporcionam reconhecimento na forma de comentários, seguidores ou curtidas...

Sobre os autores

Gabe Zichermann é CEO da Gamification Corp. Ele e Joselin Linder, articulista da NPR e AOL, são os autores de Game-Based Marketing.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem