Join getAbstract to access the summary!

A Formiga e o Elefante

Join getAbstract to access the summary!

A Formiga e o Elefante

Princípios de autoliderança

Be Invinceable Group,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Você pode controlar o seu elefante subconsciente interior caso trabalhe de forma consciente e meticulosa, assim como uma formiga.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

A formiga e o elefante, uma parábola curta e divertida escrita pelo ex-atleta olímpico Vince Poscente, é a metáfora de uma formiguinha determinada, aqui representando a sua mente consciente, e de um elefante cheio de hábitos, representando a sua mente subconsciente. Você toma centenas de pequenas decisões diariamente, principalmente sem pensar, porque o seu subconsciente controla a sua vida. No entanto, esse acúmulo de escolhas conduz a maior parte das pessoas por caminhos seguros e previsíveis, contudo entediantes e medíocres. Dê especial atenção a qualquer vislumbre de novas possibilidades futuras. Não volte aos velhos hábitos apenas porque a mudança é difícil e o progresso pode ser lento. Com a mentalidade e determinação certas, pense na diligência da formiga, rompa a inércia e supere os bloqueios. Considere o plano de ação de cinco etapas de Poscente, desenvolvendo qualidades como “visão, comprometimento, consistência, confiança e controle”. Alinhe os seus objetivos conscientes aos do seu subconsciente para que a formiga passe a liderar o elefante. Convença o seu “eu interior” mais conservador de que o seu objetivo não é apenas possível, mas também inevitável. A getAbstract recomenda esta história estimulante a qualquer pessoa que esteja tentando superar os seus medos, alterar velhos hábitos e mudar para melhor.

Resumo

A formiga e o elefante

Uma poderosa tempestade joga a formiga Adir para longe da sua colônia. Ele teme nunca ver os seus amigos novamente e se pergunta onde estará. Um corvo rude visita Adir quando este se encontra mais desesperado, come a comida da formiga, fala sobre um oásis e voa para longe, recusando-se a dar a localização do tal refúgio.

Elgo, um jovem elefante, vagueia o cerrado depois de deixar seus pais. Estes são tempos difíceis. A seca assola a terra. Por isso, cada elefante vagueia sozinho, competindo com todos os animais por água e comida. Elgo sabe da existência de um oásis e sonha chegar lá, porém segue os padrões familiares da migração e do comportamento comuns aos seus antepassados durante séculos. Elgo não pode sair de sua rotina; ele mal reconhece que vive segundo uma.

O consciente e o subconsciente

A formiga representa sua mente consciente e o elefante simboliza a sua mente subconsciente. Comparar o elefante à formiga retrata a enorme diferença entre o poder e o tamanho do seu subconsciente em relação à sua mente consciente.

No desenrolar da história, a formiga conduz gradualmente o elefante ao oásis, assim como a sua mente consciente...

Sobre o autor

Vince Poscente, ex-esquiador, chegou às finais da sua modalidade nos Jogos Olímpicos de 1992. Palestrante muito requisitado, Poscente é CEO do The Goal Acceleration Institute e também autor de A Era da Velocidade.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    R. A. 6 meses atrás
    Conteúdo muito rico e aplicável no dia a dia.
  • Avatar
    S. A. 9 anos atrás
    Ao ler o resumo percbi que posso retomar projetos que a princípio parece impossível. Ajudou fornecendo um referencial para medir e descobrir até que ponto tenho domínio do meu subconsciente. E a conclusão de tudo isso é " Nunca é tarde para recomeçar"