Join getAbstract to access the summary!

O Fim do Poder

Join getAbstract to access the summary!

O Fim do Poder

Das salas de reunião aos campos de batalha e das igrejas aos governos, comandar não é mais o que costumava ser

Basic Books,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Mudanças na conquista, uso e perda do poder têm definido novos limites para nações, exércitos, empresas e instituições outrora potentes.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Panorama Geral
  • Para Iniciantes

Recomendação

Surpreendido pelas limitações do seu poder depois de se tornar ministro do governo venezuelano em 1989, Moisés Naím procura entender se outras pessoas e organizações poderosas sofreram uma erosão semelhante da sua influência. O seu exame abrangente de como as pessoas e instituições conquistam, exploram e perdem o poder oferece ótimos insights sobre por que governos não conseguem fazer nada funcionar e como start-ups obscuras são capazes de superar abruptamente gigantes rivais. Os grandes conglomerados, religiões organizadas e nações poderosas ainda desfrutam de grande poder, contudo Naím fornece evidências de que o poder mais disperso de hoje em dia se mostra mais fácil de ser conquistado e perdido, porém muito mais difícil de ser exercido. Os seus argumentos passam por setores tão amplos como a política, guerra, negócios, filantropia e religião. A getAbstract recomenda a análise do autor aos interessados nas novas tendências da sociedade. Outra recomendação de Naím vem do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, que o selecionou como a primeira opção da sua lista de leitura, transformando-o assim em um bestseller.

Resumo

Ondas do poder

Embora a concentração do poder tenha aumentado e diminuído ao longo dos séculos, a influência dos poderosos aumentou sensivelmente desde a Revolução Industrial. Desde o início de 1900, as nações, a igreja, as instituições e as organizações têm se tornado maiores e mais complexas, adquirindo maior alcance e poder. Como resultado, o mundo é hoje um lugar mais seguro e estável. Desde a Segunda Guerra Mundial, a democracia tem florescido e fomentado instituições internacionais estabilizadoras como as Nações Unidas. Os economistas Max Weber e Ronald Coase argumentam que o poder funciona melhor através dos sistemas organizados, burocráticos e de grande porte. Ser maior ajuda a produzir e fornecer uma quantidade satisfatória de bens e serviços. Os governos devem ser grandes para criar e fazer cumprir as leis, defender as nações e regular as economias. As grandes empresas desfrutam de economias de escala, reduzindo assim os preços e melhorando a qualidade.

A Grande Depressão, uma crise que acabou punindo os pequenos, assim como as duas guerras mundiais, as quais exigiram grande organização nacional, levaram as pessoas a acreditarem no poder da concentração nos...

Sobre o autor

Moisés Naím ocupou o cargo de Ministro do Comércio da Venezuela, bem como o de editor da revista Foreign Policy. Em 2014, foi nomeado um dos 100 principais pensadores globais.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados