Join getAbstract to access the summary!

Os Campeões

Join getAbstract to access the summary!

Os Campeões

Por dentro da mente dos grandes líderes do futebol

Belas-Letras,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Reflita sobre liderança com os melhores técnicos de futebol do mundo.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Aplicável
  • Exemplos Práticos
  • Inspirador

Recomendação

Mike Carson faz uma boa mistura entre conversas sobre liderança e futebol, principalmente do ponto de vista dos técnicos. O autor poderia ter elaborado com mais detalhes a mentalidade dos líderes mencionados, pois o texto apresenta apenas citações curtas de comentários que ilustram o que o autor pretende comunicar, na tentativa de conversar com o público fã de futebol e o líder empresarial ou executivo. Ainda assim, a leitura é rica. Um dos pontos positivos é sua linguagem direta e exemplos detalhados de decisões tomadas pelos técnicos, além de detalhes da carreira desses técnicos. A getAbstract entende que este livro pode ser melhor aproveitado pelos leitores que apreciam e acompanham o futebol inglês, especialmente a Premier League.

Resumo

Entendendo a profissão

A profissão de técnico é marcada por uma série de relações complexas com diversos públicos envolvidos no mundo do futebol. Um profissional bem-sucedido precisa lidar bem com a torcida que é quem mantém o esporte, com os dirigentes do clube que são seus patrões e ao mesmo tempo lembrar-se que a única maneira de vencer é estabelecer sua autoridade como técnico, discordar sempre que necessário e, é claro, saber se relacionar muito bem com os jogadores. A capacidade de se comunicar é essencial: comunicar suas ideias táticas e expectativas, saber criar expectativas, além de relacionar-se bem com a imprensa e consequentemente com a torcida que acompanha cada palavra dita pelo técnico.

Comandante, administrador ou líder?

Keith Grint faz uma distinção entre os três papéis de um técnico. Ele precisa ser um comandante, um administrador e um líder. Essa diferença básica se torna evidente quando surgem momentos de crise, em que é preciso uma intervenção firme, pois não há espaço para debater e é preciso uma abordagem direta. Ali o técnico precisa ser um comandante. Quando a equipe não está em crise, mas ainda assim precisa de ajuda, o chefe precisa...

Sobre o autor

Mike Carson é consultor em administração e trabalha em parceria com a The League Managers Association, instituição que reúne os maiores técnicos do futebol inglês.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Canais Relacionados