Join getAbstract to access the summary!

Preconceito Cotidiano

Join getAbstract to access the summary!

Preconceito Cotidiano

Como identificar e lidar com os nossos julgamentos inconscientes

Rowman & Littlefield Publishing Group, Inc.,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Livre a sua tomada de decisão dos preconceitos inconscientes.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

O consultor em diversidade Howard J. Ross mostra como você pode se livrar dos preconceitos que provavelmente nem sabia que existiam. O problema é que os preconceitos são inconscientes. Como resultado, você pode não perceber algumas das razões subjacentes das suas ações e reações. Você pode ter rejeitado um candidato a emprego que se pareça com alguém que você não gosta ou talvez você escolha um candidato presidencial com base na estatura e presença física. Você pode ter perdido grandes oportunidades por causa de alguma antipatia oculta contra certos grupos de pessoas ou uma suposição não reconhecida sobre o papel do gênero. Ao se tornar mais consciente dos seus preconceitos, você vai ser capaz de tomar medidas para contorná-los, da mesma forma como as orquestras realizam audições com músicos por trás de uma tela para ignorar qualquer preconceito de raça, idade e gênero, e apenas apreciar a música. Ross explica as raízes evolutivas do preconceito e traça estratégias para encontrar e desarmar os vieses e tendências individuais e organizacionais. Ele relata os resultados de pesquisas fascinantes, como a que mostra radiologistas tão focados em detectar células cancerígenas que não foram capazes de notar a foto de um gorila que os pesquisadores haviam sobreposto nas imagens de raio-X. A getAbstract recomenda os insights de Ross a profissionais de RH e gestores que lidam com uma força de trabalho diversificada, assim como aos que desejam aprender, crescer e evoluir.

Resumo

O papel do instinto

Todo mundo tem preconceitos. Ao longo da vida, você e qualquer outro ser humano compila um banco de dados mental de julgamentos, crenças e preconceitos. Praticamente todas as suas decisões são pautadas neste recurso. Contudo, normalmente você não tem noção de que está conferindo os seus preconceitos ocultos, porque esse banco de dados é armazenado na sua mente inconsciente. Ele filtra as suas decisões para além de sua consciência. Os preconceitos ocultos explicam por que em uma experiência os participantes avaliaram melhor um aplicativo para estudantes quando acreditavam que havia sido criado por homens. Os recrutadores corporativos favorecem um currículo quando acreditam se tratar de um candidato branco ao invés de um candidato negro. As condições ambientais podem influenciar as decisões: os gestores de admissões das universidades americanas classificam melhor os candidatos quando os entrevistam em dias ensolarados e pior nos dias chuvosos.

Em todo o mundo, as pessoas se esforçam para neutralizar esses preconceitos. Nações e comunidades têm proibido a discriminação, instituído códigos e lançado iniciativas para promover a tolerância nas escolas...

Sobre o autor

Howard J. Ross, professor residente do Bennett College for Women, é fundador da empresa de consultoria em diversidade Cook Ross. Ele é também o autor de ReInventing Diversity.


Comente sobre este resumo