Join getAbstract to access the summary!

A Verdade Não Precisa Doer

Join getAbstract to access the summary!

A Verdade Não Precisa Doer

Como utilizar as críticas para fortalecer os relacionamentos, melhorar o desempenho e promover mudanças

AMACOM,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

A consultora em desempenho Deb Bright ensina a forma correta de se emitir e receber críticas.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Emitir e receber críticas é estressante para a maior parte das pessoas, mas não precisa ser assim. A consultora em desempenho e ex-atleta olímpica Deb Bright mostra como os profissionais podem emitir e receber críticas de uma forma construtiva. A partir das suas pesquisas sobre a relação entre os efeitos das críticas e os níveis de estresse no local de trabalho, ela explica como funcionam as críticas, como criar um ambiente de trabalho propício ao feedback, como emitir e receber críticas e como evitar os erros mais comuns tanto do “emissor”, como do “receptor” das críticas. Ela ensina os emissores a desenvolverem um clima de confiança e se sentirem confortáveis na hora de emitirem uma crítica. Os receptores aprendem a aceitar melhor as críticas sem se alterarem. A autora também trata de pontos relativos à gestão de equipes e ensina como lidar com situações difíceis. A getAbstract recomenda os conselhos práticos e aplicáveis da autora que podem servir a todos os que procuram criar um ambiente de trabalho que saiba lidar com críticas saudáveis e produtivas.

Resumo

Compreendendo os mecanismos da crítica

Os líderes devem valorizar o papel da crítica nas suas organizações. Ignorar um problema e esperar que ele desapareça não funciona. Os supervisores devem ser capazes de emitir e receber críticas. Muitas pessoas nas culturas ocidentais têm dificuldade em lidar com críticas. Os americanos acabam recorrendo a eufemismos como “crítica construtiva” ou “feedback negativo”. A maioria das pessoas acredita que a crítica é essencialmente dolorosa, mas o oposto é verdadeiro. Quando você deixa de emitir críticas, você não aproveita uma abertura que poderia ser utilizada para ajudar o seu pessoal a atingir o potencial pleno. A crítica não é sempre negativa. Por vezes, ela pode ser utilizada para ajudar um bom colaborador a alcançar um nível ainda mais elevado.

Criando um ambiente de aceitação

Para que a crítica seja eficaz, os líderes precisam criar uma cultura organizacional que a aceite. A confiança e o respeito mútuo ajudam a nutrir um ambiente de trabalho que abraça e agradece as críticas. Ensine as pessoas a criarem limites claros nos relacionamentos e defina metas e prioridades comuns. Aqueles que trabalham em um ambiente...

Sobre o autor

Deb Bright é fundadora e presidente da Bright Enterprises, uma empresa de consultoria focada na melhoria do desempenho.


Comente sobre este resumo

  • Avatar
  • Avatar
    R. S. 3 anos atrás
    O resumo de tudo me ajudara a lidar com as criticas no dia a dia
  • Avatar
    G. R. 3 anos atrás
    este resumo vai me ajudar a superar e como aceitar (criticas)