Join getAbstract to access the summary!

Como Ler Livros

Join getAbstract to access the summary!

Como Ler Livros

O guia clássico para a leitura inteligente

Touchstone,

15 min read
10 take-aways
Text available

What's inside?

Este clássico mostra que qualquer pessoa pode ler um livro por diversão, mas com profundidade.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

De acordo com os professores Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, as escolas não ensinam as competências de leitura de alto nível necessárias para se desfrutar tanto de livros informativos como instrucionais. Você também precisa dessas habilidades para lidar com livros que vão além da sua compreensão. Esses mesmos livros, segundo os autores, garantem os insights mais profundos e duradouros. Adler e Van Doren delineiam uma abordagem sistemática para ajudar você a construir e sustentar novas capacidades de leitura. Estas habilidades vão ajudar você a se conectar às obras mais difíceis, complexas ou de níveis múltiplos. Para os autores, um livro “consiste da linguagem escrita por alguém com o objetivo de comunicar algo para você”. A getAbstract recomenda este manual muito compreensível a qualquer leitor em busca de crescimento pessoal e excelência. Executivos, gestores e empresários podem se beneficiar especialmente do aumento da sua capacidade de entendimento e retenção da leitura.

Resumo

Habilidade de leitura

Diante de um bom livro, a leitura pode se tornar fácil e relaxante. Para muitas pessoas, no entanto, um livro é a garantia de muita frustração. Há, porém, uma alternativa maravilhosa, mesmo para os leitores relutantes. Você pode aprender a ler a um nível que ofereça maiores recompensas, desenvolvimento pessoal e inspiração. Quando você lê de forma competente, você lê “ativamente”. Você se mantém alerta e concentrado. Ao invés de absorver informações de forma passiva, você colabora com o autor. O escritor fornece o material, mas cabe a você analisar, discutir e questionar o conteúdo. Ao invés de simplesmente coletar informações, você aumenta a sua compreensão de si mesmo e do seu mundo.

Leitura elementar

Infelizmente, a maior parte dos leitores nunca vai aprender como conquistar esse nível de satisfação e sabedoria a partir da leitura. O sistema educacional normalmente foca nas habilidades elementares de leitura, ou seja, ensina os mais jovens a reconhecerem palavras, compreenderem frases e obterem o significado de novas palavras a partir do contexto. Assim que você chega nesse nível, você está por sua própria conta. A maior parte das escolas...

Sobre os autores

Mortimer Adler (1902-2001) foi filósofo e professor da Universidade de Columbia e da Universidade de Chicago. Charles Van Doren ensinou na Universidade de Columbia e na Universidade de Connecticut e foi diretor assistente do Institute of Philosophical Research.


Comente sobre este resumo