Navigation ĂŒberspringen
A Verdade Não Precisa Doer
Livro

A Verdade NĂŁo Precisa Doer

Como utilizar as críticas para fortalecer os relacionamentos, melhorar o desempenho e promover mudanças

AMACOM, 2014 Mehr

Compre o livro


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • AplicĂĄvel

Recomendação

Emitir e receber crĂ­ticas Ă© estressante para a maior parte das pessoas, mas nĂŁo precisa ser assim. A consultora em desempenho e ex-atleta olĂ­mpica Deb Bright mostra como os profissionais podem emitir e receber crĂ­ticas de uma forma construtiva. A partir das suas pesquisas sobre a relação entre os efeitos das crĂ­ticas e os nĂ­veis de estresse no local de trabalho, ela explica como funcionam as crĂ­ticas, como criar um ambiente de trabalho propĂ­cio ao feedback, como emitir e receber crĂ­ticas e como evitar os erros mais comuns tanto do “emissor”, como do “receptor” das crĂ­ticas. Ela ensina os emissores a desenvolverem um clima de confiança e se sentirem confortĂĄveis na hora de emitirem uma crĂ­tica. Os receptores aprendem a aceitar melhor as crĂ­ticas sem se alterarem. A autora tambĂ©m trata de pontos relativos Ă  gestĂŁo de equipes e ensina como lidar com situaçÔes difĂ­ceis. A getAbstract recomenda os conselhos prĂĄticos e aplicĂĄveis da autora que podem servir a todos os que procuram criar um ambiente de trabalho que saiba lidar com crĂ­ticas saudĂĄveis e produtivas.

Resumo

Compreendendo os mecanismos da crĂ­tica

Os lĂ­deres devem valorizar o papel da crĂ­tica nas suas organizaçÔes. Ignorar um problema e esperar que ele desapareça nĂŁo funciona. Os supervisores devem ser capazes de emitir e receber crĂ­ticas. Muitas pessoas nas culturas ocidentais tĂȘm dificuldade em lidar com crĂ­ticas. Os americanos acabam recorrendo a eufemismos como “crĂ­tica construtiva” ou “feedback negativo”. A maioria das pessoas acredita que a crĂ­tica Ă© essencialmente dolorosa, mas o oposto Ă© verdadeiro. Quando vocĂȘ deixa de emitir crĂ­ticas, vocĂȘ nĂŁo aproveita uma abertura que poderia ser utilizada para ajudar o seu pessoal a atingir o potencial pleno. A crĂ­tica nĂŁo Ă© sempre negativa. Por vezes, ela pode ser utilizada para ajudar um bom colaborador a alcançar um nĂ­vel ainda mais elevado.

Criando um ambiente de aceitação

Para que a crĂ­tica seja eficaz, os lĂ­deres precisam criar uma cultura organizacional que a aceite. A confiança e o respeito mĂștuo ajudam a nutrir um ambiente de trabalho que abraça e agradece as crĂ­ticas. Ensine as pessoas a criarem limites claros nos relacionamentos e defina metas e prioridades comuns. Aqueles que trabalham em um ambiente...

Sobre o autor

Deb Bright Ă© fundadora e presidente da Bright Enterprises, uma empresa de consultoria focada na melhoria do desempenho.


Comente sobre este resumo

Mais deste tĂłpico