Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Consultoria Sem Ego

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Consultoria Sem Ego

Como fornecer ajuda efetiva e com presteza

Berrett-Koehler,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Text verfügbar

Was ist drin?

Na consultoria sem ego, os consultores entendem as questões complexas e ajudam os clientes a implementarem pequenas correções produtivas.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Analítico
  • Aplicável
  • Bem-estruturado

Recomendação

Os consultores já não podem atuar como antes: assumir o papel de médico corporativo, diagnosticar desafios organizacionais e fornecer prescrições detalhadas. A consultoria tradicional é inadequada para o ambiente de negócios assustador dos dias de hoje, diz Edgar H. Schein. Ele acredita que tem surgido um novo modelo de consultoria e é este que ele apresenta. O “pai da consulta do processo” passou 50 anos ensinando e pesquisando a cultura organizacional. O seu modelo da “consultoria sem ego” ajuda os consultores a analisarem questões complexas e mostrarem aos clientes a importância de criarem soluções pequenas e produtivas. Schein acredita que clientes e consultores devem desenvolver “relacionamentos abertos e com base na confiança” para se tornarem parceiros efetivos. A getAbstract recomenda o seu manual inteligente a consultores, conselheiros, praticantes de coaching e pais.

Resumo

Problemas organizacionais

Os problemas que as organizações enfrentam hoje são complexos, ambíguos e confusos. Eles não respondem facilmente a soluções técnicas e geralmente envolvem diferentes dimensões culturais, grupos interessados, suposições, objetivos desalinhados e silos desconectados. Esses problemas são geralmente instáveis e em constante fluxo. As empresas muitas vezes tentam reunir as pessoas certas e coordenar seus pensamentos e ações visando corrigir as coisas rapidamente. Juntar estas pessoas pode ser complicado, se não impossível. Muitas vezes, elas não conseguem se comunicar e quase sempre estão em desacordo.

Os problemas complexos também não respondem a diagnósticos e intervenções consultivas padrão. Estas estratégias são uma perda de tempo, porque geralmente tem como alvo as questões erradas. A maioria dos problemas organizacionais requer uma nova abordagem para consultoria, coaching e mentalidade. A abordagem é a “consultoria sem ego” (CSE). Ela se chama “sem ego” porque reconhece a complexidade dos problemas que os clientes enfrentam, bem como a dificuldade de avançar de forma produtiva...

Sobre o autor

O psicólogo social Edgar Henry Schein, PhD, é especialista em desenvolvimento organizacional. Ele ensinou anteriormente no MIT Sloan School of Management. Ele é também o autor de Liderança Sem Ego.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Do mesmo autor