Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Finanças Para Uma Boa Sociedade

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Finanças Para Uma Boa Sociedade

Como o capitalismo financeiro pode contribuir para um mundo mais justo

Elsevier Editora,

15 Minuten Lesezeit
10 Take-aways
Text verfügbar

Was ist drin?

O que há de tão bom no setor financeiro? Muito, de acordo com o economista Robert J. Shiller.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Abrangente
  • Inovativo
  • Panorama Geral

Recomendação

O que há de tão bom no setor financeiro? Muito, de acordo com o conhecido economista Robert J. Shiller. Em um momento em que 99% das pessoas estão indignadas com os excessos e erros do mercado financeiro, a voz de Shiller vem ressoar, de forma apaixonada e equilibrada, em defesa da importância do sistema financeiro para a sociedade. Segundo o autor, apesar das “maçãs podres”, a maior parte dos profissionais neste ramo de atividade é inteligente, honesta e trabalhadora e contribui para o avanço da sociedade e da economia, beneficiando assim a todos nós, não apenas os mais ricos. Apesar de Shiller ter razão sobre a forma como as finanças geralmente contribuem para a sociedade, a sua apresentação um tanto simplista tende a encobrir alguns exemplos flagrantes recentes de ganância e travessura empresarial. Embora cite alguns exemplos de comportamentos duvidosos, o autor considera os banqueiros de investimento verdadeiros “guardiões da paz”. Bem, talvez você não fosse tão longe, mas a getAbstract sugere esta exposição bastante lúcida de Shiller sobre a responsabilidade dos envolvidos no mercado financeiro a todos aqueles que aplaudem a chegada das reformas necessárias para o bom funcionamento do motor financeiro global daqui em diante.

Resumo

O Sistema Financeiro: Herói ou Vilão?

Poucas pessoas veem o campo das finanças como uma ferramenta útil para melhorar a qualidade de vida da humanidade, especialmente após a recessão de 2008. De fato, a percepção do público é o oposto: revelações expondo a ganância, as trapaças e a imprudência do setor o tornaram alvo da ira e frustração das pessoas afetadas pela devastação econômica.

Normalmente, a função das finanças é gerenciar e aumentar a riqueza dos investidores e poupadores, que não combina com a definição histórica da “boa sociedade”, que se esforça por promover igualdade e justiça para todos: ricos e pobres. No entanto, o “capitalismo financeiro”, ou “o sistema econômico dominado por transações financeiras e não pela grande indústria ou comércio”, tem um papel importante a desempenhar na promoção dos objetivos humanos. As finanças fornecem uma “arquitetura de objetivos”, um conjunto de maneiras pelas quais a sociedade pode alavancar os interesses de todos os seus membros.

A derivação latina de “finanças” é finis, ou “fim”. Como verbo, “financiar” significa alcançar um objetivo. Empréstimos, fusões e hipotecas são apenas meios para se atingir...

Sobre o autor

Professor de economia da Yale, Robert J. Shiller escreveu o bestseller Exuberância Irracional e é coautor de O Espírito Animal.


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Do mesmo autor

Os clientes que leem esse resumo também leem