Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Uma Breve História da Igualdade

Melden Sie sich bei getAbstract an, um die Zusammenfassung zu erhalten.

Uma Breve História da Igualdade

Belknap Press,

15 Minuten Lesezeit
8 Take-aways
Audio & Text

Was ist drin?

As mudanças radicais no século XX levaram ao aumento da desigualdade, mas as soluções do século XXI podem resolver essa distorção.


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Analítico
  • Audaz
  • Cativante

Recomendação

Os seguidores de todas as escolas de pensamento aprenderam a apreciar a profundidade acadêmica e lucidez que o economista Thomas Piketty traz para o tema da desigualdade. O seu trabalho mais recente, no entanto, é um apelo para que os decisores se concentrem em políticas voltadas a combater a desigualdade, incluindo impostos sobre a riqueza, garantia de emprego e participação dos trabalhadores nas decisões da empresa. Piketty argumenta que as suas propostas não são mais radicais do que as mudanças ocorridas no século XX. No entanto, o seu argumento principal talvez seja que a crise climática poderia finalmente estimular a reforma econômica, assim como o fizeram as guerras e crises ao longo da história.

Resumo

Entre 1914 e 1980, a desigualdade nos países ocidentais diminuiu devido aos impactos causados por duas guerras mundiais e uma depressão econômica.

Nos anos que antecederam a Primeira Guerra Mundial na França e na Grã-Bretanha, uma classe alta extremamente rica vivia do retorno sobre o seu capital. Duas guerras mundiais ajudaram a drenar grande parte dessa riqueza: os altos impostos justificados pelos conflitos exigiam que as propriedades fossem liquidadas, enquanto outros ativos eram nacionalizados e o congelamento de aluguéis era obrigatório. Os ricos também foram encorajados a emprestar aos governos, adquirindo títulos para apoiar os gastos de guerra; a inflação e as desvalorizações posteriores transformaram esses títulos em investimentos ruins. A destruição de ativos físicos como prédios e fábricas também foi um grande golpe para os ricos. A Grande Depressão da década de 1930 teve mais impacto nos Estados Unidos, que foram menos afetados economicamente pela Primeira Guerra Mundial do que a Europa. No entanto, muitos ricos americanos acabaram falindo.

Essa “grande redistribuição” ...

Sobre o autor

Thomas Piketty é professor da École des Hautes Études en Sciences Sociales e da Paris School of Economics. Os seus livros anteriores incluem O Capital no Século XXI e Capital e Ideologia, ambos bestsellers do The New York Times.


Comente sobre este resumo