Join getAbstract to access the summary!

Admirável Ártico Novo

Join getAbstract to access the summary!

Admirável Ártico Novo

A história não contada sobre o derretimento do Polo Norte

Princeton UP,

15 min read
9 take-aways
Audio & text

What's inside?

Em uma narrativa emocionante, Serreze explica o mistério e as implicações do degelo do Ártico.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Baseado na Ciência
  • Exemplos Práticos
  • Conhecimento de Causa

Recomendação

O Ártico está aquecendo duas vezes mais rápido que o resto do mundo. Geleiras estão se dissolvendo, calotas polares estão desaparecendo, o permafrost está derretendo e animais terrestres, peixes e flora estão migrando para novos habitats. O geógrafo Mark C. Serreze relata as décadas de trabalho de investigação científica que revela como esta tendência de aquecimento não é parte de um ciclo natural, mas o resultado da atividade humana. Nesta leitura fascinante e assustadora, ele afirma que o Polo Norte serve como um sistema de alerta do que deve acontecer com as latitudes mais baixas.

Resumo

O Ártico está aquecendo duas vezes mais rápido que o resto do planeta.

Desde 1990, as características físicas do Ártico se transformaram dramaticamente como resultado das mudanças climáticas. A cobertura de gelo marinho de verão do Polo Norte está desaparecendo rapidamente e a cobertura de inverno também está recuando. O permafrost está começando a derreter, e as geleiras e as calotas polares estão perdendo massa à medida que as temperaturas atmosféricas aumentam. Os registros climáticos indicam que o aquecimento no Ártico está ocorrendo duas vezes mais rápido que o resto do mundo.

Nas últimas décadas, os cientistas lutaram para entender os mecanismos por trás dessas mudanças. Foram ciclos naturais, registros incompletos ou aumento das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera? Eles descobriram que o sistema do Ártico é incrivelmente complexo: o aquecimento das temperaturas e a consequente perda de gelo marinho parecem ser os principais impulsionadores das mudanças no Ártico, mas muitos fatores entram em jogo, incluindo alterações na formação de nuvens e aumentos no vapor de água atmosférico. Mesmo os padrões climáticos nas latitudes mais baixas e o movimento...

Sobre o autor

Mark C. Serreze é professor de geografia da Universidade do Colorado e membro do Cooperative Institute for Research in Environmental Sciences. Ele é também diretor do National Snow and Ice Data Center. 


Comente sobre este resumo

Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem

Canais Relacionados