Skip navigation
Como a IA Devorou o Mundo
Livro

Como a IA Devorou o Mundo

Uma breve histĂłria da inteligĂȘncia artificial – e seu longo futuro

Canbury Press, 2024 more...

Compre o livro


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Abrangente
  • Conhecimento Contextualizado
  • Cativante

Recomendação

FilĂłsofos e escritores de ficção cientĂ­fica hĂĄ muito imaginam mĂĄquinas capazes de pensar e se comunicar como humanos. Na dĂ©cada de 1950, pensadores brilhantes lançaram as bases teĂłricas da inteligĂȘncia artificial, ou IA. À medida que os computadores se tornavam cada vez mais poderosos, a IA foi se apresentando como uma possibilidade prĂĄtica, embora, durante dĂ©cadas, o seu desenvolvimento tenha ocorrido de forma intermitente. Hoje, o aprendizado das mĂĄquinas e a IA generativa permitem que as pessoas incorporem a IA a uma vasta gama de ĂĄreas, incluindo saĂșde, finanças, entretenimento e vida pessoal, levantando inĂșmeras questĂ”es Ă©ticas e polĂ­ticas.

Resumo

Os fundamentos teóricos da IA moderna datam da década de 1950.

As inovaçÔes em IA podem ser os desenvolvimentos tecnolĂłgicos mais revolucionĂĄrios dos Ășltimos tempos, mas as suas raĂ­zes remontam Ă  dĂ©cada de 1950. Ao longo daquela dĂ©cada, o matemĂĄtico britĂąnico Alan Turing e o matemĂĄtico americano John McCarthy, juntamente com uma sĂ©rie de outras grandes mentes no campo emergente da computação, começaram a formular as bases teĂłricas do que se tornaria a inteligĂȘncia artificial.

Turing, que decifrou o “cĂłdigo Enigma” do exĂ©rcito alemĂŁo durante a Segunda Guerra Mundial – e, assim, ajudou a vencer a guerra – acreditava que o cĂ©rebro humano era uma espĂ©cie de mĂĄquina de computação. Mais ou menos na mesma Ă©poca, o matemĂĄtico americano John McCarthy assistiu a uma palestra do gĂȘnio visionĂĄrio da matemĂĄtica John von Neumann e conversou com ele sobre a possibilidade de simular a inteligĂȘncia humana por meio de mĂĄquinas. A ideia de mĂĄquinas pensantes acabou ganhando força suficiente para que McCarthy e seus colegas criassem em 1956 um projeto de dois meses na renomada Dartmouth College sobre InteligĂȘncia Artificial, uma iniciativa que esperavam que despertasse...

Sobre o autor

Chris Stokel-Walker Ă© um jornalista britĂąnico. Ele Ă© autor de A HistĂłria da Internet Para Quem Tem Pressa e TikTok Boom: Um Aplicativo Viciante e a Corrida Chinesa Pelo DomĂ­nio das Redes Sociais.


Comente sobre este resumo

Mais deste tĂłpico