Skip navigation
Liderança de Mal a Pior
Livro

Liderança de Mal a Pior

O que acontece quando o que já está mal acaba apodrecendo

Oxford UP, 2024
Primeira Edição: 2024 more...

Compre o livro


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Revelador
  • Visionário
  • Exemplos Práticos

Recomendação

O que é um mau líder e quais sinais indicam que os líderes estão seguindo um caminho perigoso? Barbara Kellerman, acadêmica de Harvard, explica como avaliar os maus líderes em contextos variados, tanto empresariais quanto políticos, ressaltando que eles não têm poder sem seguidores cúmplices. Ela descreve quatro “fases” da má liderança, nos negócios e na política, apontando pontos de virada onde a intervenção pode reverter o pior impacto de um líder. Ela também detalha como os seguidores podem mitigar uma crise de liderança, apesar do papel da tecnologia na distorção do discurso.

Resumo

Uma má liderança é antiética e ineficaz.

A má liderança no setor corporativo ou público é uma “doença social” que requer identificação e codificação cuidadosas. Você pode distinguir uma liderança ruim avaliando o quão antiético e ineficaz o líder pode acabar se tornando. Líderes ineficazes tendem a ser:

  • Incompetentes – Líderes e suas equipes não têm as habilidades necessárias para criar resultados positivos e manter um status quo razoável.
  • Rígidos – Intransigentes e inflexíveis, esses líderes não conseguem se adaptar ou implementar novas ideias ou políticas.
  • Intemperantes – Os líderes se entregam aos seus piores impulsos, apesar dos esforços dos seus subordinados para redirecioná-los.

Líderes antiéticos podem ser corruptos ou perversos. Um líder corrupto coloca o interesse próprio acima do bem comum, mentindo, trapaceando e roubando. Um líder perverso usa a punição e a dor como ferramentas de liderança. Os líderes antiéticos são insensíveis e negligenciam pessoas fora do seu pequeno círculo de elite. Para reconhecer e deter os maus líderes, observe que eles agem em quatro est...

Sobre a autora

Barbara Kellerman, membro do Center for Public Leadership da Harvard Kennedy School, liderou o Center for the Advanced Study of Leadership da Universidade de Maryland e foi cofundadora da International Leadership Association (ILA). Ela também escreveu Bad Leadership, Followership, The End of Leadership e Professionalizing Leadership, entre outros títulos.


Comente sobre este resumo