Skip navigation
Preconceito Cotidiano
Livro

Preconceito Cotidiano

Como identificar e lidar com os nossos julgamentos inconscientes

Rowman & Littlefield Publishing Group, Inc., 2014 more...

Compre o livro


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Inovativo
  • AplicĂĄvel

Recomendação

O consultor em diversidade Howard J. Ross mostra como vocĂȘ pode se livrar dos preconceitos que provavelmente nem sabia que existiam. O problema Ă© que os preconceitos sĂŁo inconscientes. Como resultado, vocĂȘ pode nĂŁo perceber algumas das razĂ”es subjacentes das suas açÔes e reaçÔes. VocĂȘ pode ter rejeitado um candidato a emprego que se pareça com alguĂ©m que vocĂȘ nĂŁo gosta ou talvez vocĂȘ escolha um candidato presidencial com base na estatura e presença fĂ­sica. VocĂȘ pode ter perdido grandes oportunidades por causa de alguma antipatia oculta contra certos grupos de pessoas ou uma suposição nĂŁo reconhecida sobre o papel do gĂȘnero. Ao se tornar mais consciente dos seus preconceitos, vocĂȘ vai ser capaz de tomar medidas para contornĂĄ-los, da mesma forma como as orquestras realizam audiçÔes com mĂșsicos por trĂĄs de uma tela para ignorar qualquer preconceito de raça, idade e gĂȘnero, e apenas apreciar a mĂșsica. Ross explica as raĂ­zes evolutivas do preconceito e traça estratĂ©gias para encontrar e desarmar os vieses e tendĂȘncias individuais e organizacionais. Ele relata os resultados de pesquisas fascinantes, como a que mostra radiologistas tĂŁo focados em detectar cĂ©lulas cancerĂ­genas que nĂŁo foram capazes de notar a foto de um gorila que os pesquisadores haviam sobreposto nas imagens de raio-X. A getAbstract recomenda os insights de Ross a profissionais de RH e gestores que lidam com uma força de trabalho diversificada, assim como aos que desejam aprender, crescer e evoluir.

Resumo

O papel do instinto

Todo mundo tem preconceitos. Ao longo da vida, vocĂȘ e qualquer outro ser humano compila um banco de dados mental de julgamentos, crenças e preconceitos. Praticamente todas as suas decisĂ”es sĂŁo pautadas neste recurso. Contudo, normalmente vocĂȘ nĂŁo tem noção de que estĂĄ conferindo os seus preconceitos ocultos, porque esse banco de dados Ă© armazenado na sua mente inconsciente. Ele filtra as suas decisĂ”es para alĂ©m de sua consciĂȘncia. Os preconceitos ocultos explicam por que em uma experiĂȘncia os participantes avaliaram melhor um aplicativo para estudantes quando acreditavam que havia sido criado por homens. Os recrutadores corporativos favorecem um currĂ­culo quando acreditam se tratar de um candidato branco ao invĂ©s de um candidato negro. As condiçÔes ambientais podem influenciar as decisĂ”es: os gestores de admissĂ”es das universidades americanas classificam melhor os candidatos quando os entrevistam em dias ensolarados e pior nos dias chuvosos.

Em todo o mundo, as pessoas se esforçam para neutralizar esses preconceitos. NaçÔes e comunidades tĂȘm proibido a discriminação, instituĂ­do cĂłdigos e lançado iniciativas para promover a tolerĂąncia nas escolas...

Sobre o autor

Howard J. Ross, professor residente do Bennett College for Women, Ă© fundador da empresa de consultoria em diversidade Cook Ross. Ele Ă© tambĂ©m o autor de ReInventing Diversity.


Comente sobre este resumo

Mais deste tĂłpico