Se você é como muitas pessoas, provavelmente tem dificuldade para manter o tempo de tela sob controle. O neurologista Richard E. Cytowic explica por que o seu cérebro está programado evolutivamente para se concentrar no seu telefone sempre que vê um alerta piscando, por que fazer isso pode estar prejudicando você ou seus filhos e o que você pode começar a fazer para desenvolver um relacionamento mais saudável com a tecnologia digital.
O tempo excessivo de tela está alterando o desenvolvimento do cérebro das crianças, causando a redução do controle dos impulsos.
O termo “adicção”, ou vício, é derivado da palavra latina dictum, cuja raiz significa “ligado a”. Na Roma antiga, as pessoas utilizavam a palavra dictum para descrever o tempo que um escravo ou trabalhador contratado tinha para servir a um senhor. Este contexto pode ajudar as pessoas a refletir sobre até que ponto aqueles viciados em smartphones se submetem ao poder dos dispositivos digitais. Muitas pessoas não veem o tempo excessivo de tela como um problema e até comemoram o fato de haver tanto conteúdo “gratuito” online. No entanto, como explica Shoshana Zuboff, professora aposentada da Harvard Business School, a cegueira das pessoas para os danos do vício digital é intencional: os gigantes da tecnologia coletam o máximo de dados que podem sobre você e, em seguida, aproveitam a psicologia humana para explorar as suas vulnerabilidades, mantendo você colado à tela. O fato de as pessoas cederem voluntariamente a sua autonomia às Big Tech torna tudo ainda ...
Comente sobre este resumo