Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Checklist

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Checklist

Como Fazer as Coisas Bem Feitas

Sextante,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Nunca dê entrada em um hospital a menos que tenha a certeza de que eles utilizam checklists. Eis aqui o porquê.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

Alguns dos profissionais mais bem treinados e respeitados em todo o mundo confiam em checklists simples. Os grandes avanços no conhecimento científico têm sobrecarregado os profissionais em diversas áreas, a ponto de cometerem erros com regularidade, apesar de muitas vezes evitáveis. Atul Gawande, cirurgião sediado em Boston, narra como as suas pesquisas sobre as indústrias de aviação, construção e serviços financeiros ajudaram a Organização Mundial de Saúde a elaborar breves checklists de 19 itens que já salvaram inúmeras vidas em todo o mundo. Apesar de não ter sido concebido com um manual passo a passo, o livro de Gawande apresenta amostras de checklists, exemplos instrutivos e muita informação para quem deseja criar checklists que se ajustem ao seu trabalho e aos objetivos da sua organização. A getAbstract prescreve este relatório revelador a qualquer pessoa responsável por tarefas complexas ou a quem queira aplicar checklists nas suas vidas e, particularmente, aos leitores que pretendam em breve dar entrada em um hospital.

Resumo

O problema da complexidade extrema

Os seres humanos gostam de pensar que estão no controle completo do seu mundo, mas, na maior parte das vezes, eles precisam lidar com o fracasso. Essas derrotas decorrem, em parte, do que os filósofos Samuel Gorovitz e Alasdair MacIntyre chamam de “falibilidade inevitável”; ou seja, apesar dos avanços científicos, algumas demandas estão simplesmente além da capacidade humana. Nas áreas de grandes avanços, como construção de arranha-céus, previsões meteorológicas e cirurgias urgentes, até mesmo os especialistas devem reconhecer com humildade as limitações da sua formação de topo e dos anos de experiência.

As falhas baseadas nos erros ocorrem por duas razões principais: “a ignorância e a inépcia”. A ignorância decorre do fato de que as pessoas ainda têm muito a aprender sobre o mundo e como ele funciona. A inépcia ocorre quando o conhecimento existe, mas as pessoas não o aplicam corretamente. Por exemplo, na medicina, pesquisas têm proporcionado grandes conhecimentos sobre a saúde humana. A ciência avançou o suficiente, que a inépcia é atualmente um problema tão grande quanto a ignorância, ou seja, por vezes o problema é “a falta de...

Sobre o autor

Atul Gawande é cirurgião do Brigham and Women’s Hospital em Boston, e professor associado da Harvard Medical School.


Comente sobre este resumo