Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Noções de Gestão do Conhecimento

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Noções de Gestão do Conhecimento

ASTD Publications,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Gerir a informação não precisa ser algo do outro mundo. Aprenda dicas práticas para implementar um sistema de gestão do conhecimento.

Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Aplicável

Recomendação

Este livro é um guia prático para qualquer pessoa encarregada de implementar um sistema de gestão do conhecimento (GC). À primeira vista, alguns profissionais podem pensar que o livro é muito básico, partindo do pressuposto que já sabem tudo, ou que para eles é suficiente replicar as práticas de outras empresas. Outros leitores podem estar se sentindo tão sobrecarregados com a tarefa de GC que vão querer aceitar algumas sugestões. Este livro da consultora Christee Gabour Atwood pode servir de ajuda a profissionais de GC em diferentes níveis. Ela salienta a necessidade de um sistema personalizado, construído em grande parte pelos colaboradores que detêm a maior parte do conhecimento de uma organização. Esta leitura rápida e fácil oferece sugestões perspicazes e listas de dicas sobre cada passo da implementação de um sistema de GC. Mesmo servindo somente como uma revisão, a getAbstract considera a informação deste livro bastante abrangente. Na verdade, você poderia facilmente convertê-lo em uma lista útil para guiá-lo através do processo de GC.

Resumo

O que é Gestão do Conhecimento?

A gestão do conhecimento (GC) é um sistema dinâmico que as empresas utilizam para identificar informações importantes, coletá-las com os que a possuem, armazená-las e compartilhá-las com os outros. Empresas utilizam essas informações para melhorar seus processos, o relacionamento com clientes, a tomada de decisão, moral dos funcionários, desempenho, lucros e, em alguns casos, a conformidade com normas e regulamentações. Um bom sistema de gestão do conhecimento lhe permitirá consolidar a experiência interna da sua empresa e angariar o máximo possível de informação útil, como por exemplo o conhecimento dos trabalhadores que se aposentam. Siga 10 regras básicas para implementar um sistema abrangente de GC:

Regra 1: A GC Deve Ser Dirigida a Pessoas, Processos e Tecnologia

Todos na empresa devem compartilhar o seu conhecimento para benefício e lucro da organização. Para tornar isso possível, a empresa deve ter um sistema que organize e armazene os dados, visando sua fácil recuperação e utilização. E deve definir procedimentos para manter o sistema funcionando. Para conduzir os procedimentos, identificar o pessoal e escolher os equipamentos...

Sobre a autora

Christee Gabour Atwood é palestrante, instrutora e consultora de gestão do conhecimento.


Comente sobre este resumo