Únase a getAbstract para acceder al resumen.

O Líder 360°

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

O Líder 360°

Desenvolvendo a sua influência a partir de qualquer ponto da organização

HarperCollins Leadership,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Os líderes podem surgir em qualquer escalão da empresa, incluindo o seu. Se você consegue exercer liderança para cima, para baixo e para os lados, você é um verdadeiro líder 360 graus.

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Analítico
  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

O reconhecido autor John C. Maxwell aplica a sua fórmula de desenvolvimento de carreiras a outro aspecto da liderança: como as pessoas no nível médio das grandes organizações podem influenciar a equação da liderança de uma empresa. Os seus livros são bem populares e contam com longas listas de mitos, desafios, princípios, regras e valores. Cada um deles é identificado, numerado (Maxwell acredita piamente no poder da ordem numérica) e acompanhado por um exemplo ou história edificante, muitas vezes não deixando claro se o livro é inspirador, educativo ou ambos. Na prática, as pessoas acabam se orientando por essas listas ou simplesmente extraindo os conceitos principais de Maxwell. A getAbstract acredita que este livro possa ser útil tanto para gerentes de diversos níveis, como para aqueles envolvidos no desenvolvimento de futuros líderes.

Resumo

Lidere a Partir do Escalão Médio

A maior parte das organizações é hierárquica e segue uma abordagem de liderança top-down. Mas na realidade, 99% de todas as decisões de liderança partem do escalão médio de uma organização. Isto representa uma grande oportunidade de liderança para a maior parte das pessoas e você não precisa ser um executivo sênior para causar impacto. As pessoas podem liderar de qualquer posição em uma organização: de baixo para cima, de cima para baixo ou para os lados. Aqueles que têm a capacidade de liderar em todas as três dimensões são chamados de “líderes 360°”. Eles podem influenciar pessoas localizadas em qualquer parte da organização.

Estes líderes dominam três dimensões básicas de influência. Eles conseguem “liderar para cima” na hierarquia, influenciando os seus supervisores; eles sabem “liderar para os lados” na estrutura da organização, impactando os seus colegas; e “lideram para baixo” na hierarquia, orientando e motivando os seus subordinados. No processo, eles precisam também superar percepções falsas sobre a liderança. Um líder é seguido por cinco razões:

  1. O líder comanda a posição superior da hierarquia...

Sobre o autor

John C. Maxwell é especialista em liderança. Fundou a Injoy Stewardship Services e outras organizações de desenvolvimento de lideranças. Ele já escreveu mais de 40 livros, incluindo Vencendo Com As Pessoas, Todos Se Comunicam, Poucos Se Conectam e As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança.


Comente sobre este resumo