Únase a getAbstract para acceder al resumen.

O Poder da Contabilidade

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

O Poder da Contabilidade

Routledge,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Se lidar com números é um problema para você, este é o manual de contabilidade que você procurava.

Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Abrangente
  • Aplicável
  • Conhecimento Contextualizado

Recomendação

Caso você deteste números e considere a análise financeira um grande tédio, este pequeno livro é para você. O professor Lawrence D. Lewis ajuda até mesmo a pessoa mais avessa a números a compreender e valorizar a contabilidade, descobrindo a sua importância, o seu poder informativo e até mesmo uma certa beleza. Ele explica como os gestores tomam decisões estratégicas utilizando as informações fornecidas pela contabilidade. Lewis inclui resumos e exercícios no final de cada breve capítulo. As suas citações e referências esclarecedoras fazem débitos e créditos parecerem até divertidos. A getAbstract recomenda esta cartilha básica sobre “a linguagem dos negócios” a estudantes, novos gestores e a todos que procuram desenvolver um bom know-how na arte da contabilidade.

Resumo

Contabilidade: arte e ciência

A contabilidade lida com números, fórmulas e proporções. Os resultados da contabilidade são “estimativas ou aproximações razoáveis de eventos econômicos do mundo real”. Como uma linguagem, o vocabulário da contabilidade varia de acordo com quem a utiliza e com a finalidade do negócio. A contabilidade tem duas dimensões: a contabilidade financeira para os que estão fora da organização, tais como acionistas, credores, reguladores ou fornecedores; e a contabilidade gerencial para os que estão dentro da organização, aqueles que dependem dos dados contabilísticos para administrar o negócio e planejar as estratégias. Tipos diferentes de empresas utilizam convenções diferentes para obter os dados de que necessitam. Por exemplo, manufaturas e bancos medem aspectos diferentes das suas contas.

Os princípios básicos

É essencial compreender a contabilidade por cinco razões:

  1. Ela serve para manter os registros – Mostra o que vai bem e o que vai mal.
  2. Ela chama a atenção para os problemas e oportunidades – A análise dos números aponta para as questões-chave no momento oportuno.

Sobre o autor

Lawrence D. Lewis é escritor, consultor e professor de contabilidade da Universidade de Portland.


Comente sobre este resumo