Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Vaporizados

Únase a getAbstract para acceder al resumen.

Vaporizados

Estratégias sólidas de sucesso em um mundo desmaterializado

Life Tree Media,

15 mins. de lectura
10 ideas fundamentales
Texto disponible

¿De qué se trata?

Todas as coisas podem ser digitalizadas. Será que a sua empresa vai ser a próxima a ser “vaporizada”?

Avaliação Editorial

9

Qualidades

  • Inovativo
  • Aplicável

Recomendação

O executivo de mídias digitais Robert Tercek apresenta duas dimensões distintas relativas ao mundo virtual: ele faz um apanhado da história digital e redes da Internet e deixa um alerta quanto às consequências da era vindoura da “vaporização”, quando praticamente todas as transações e empresas vão entrar na era digital. A primeira dimensão interessa a estudantes universitários e empresários da velha guarda, porém a outra é bem mais interessante, ou mesmo fascinante. Tercek escreve com clareza e lógica. Ele evita os jargões do setor. A sua experiência dá crédito à história apresentada e torna as suas as previsões bastante credíveis. Este livro apresenta uma visão rara de alguém que conhece bem o setor e é bem-sucedido. Ele considera a Apple, Google e Amazon como oligarquias, cujos líderes compreendem que nenhum ativo é tão valioso quanto um conjunto de dados aplicados corretamente. O futuro pertence a eles. É claro que, explica Tercek, isso levanta dúvidas sobre a privacidade pessoal e práticas empresariais monopolistas. A getAbstract recomenda esta análise inteligente às novas empresas digitais, às empresas cujo modelo de negócio está em risco de vaporização e às que desejam lucrar com a eventual mudança do mundo físico para o universo dos dados.

Resumo

Uma sociedade definida pelo software

O arquiteto, autor e futurista R. Buckminster Fuller (1895-1983) gostava de dizer: “Vamos fazer mais com menos”. Em 1938, ele criou a frase “efemerização” para descrever como a tecnologia realiza mais com menos material e como os objetos físicos encolhem ou desaparecem por completo. Fuller acreditava que este processo gera produtividade. Olhando para o futuro, ele descobriu que “três grandes correntes” definem o mundo dos negócios: a globalização imparável, “desmaterialização na forma de conhecimentos” e a rede infinita.

Ao entrar na era digital, as empresas se tornam um software ou um derivado de software. A Amazon, por exemplo, é uma empresa definida pelo software. Estas entidades são “adaptáveis”, expansivas e multifacetadas. Conforme as operações vão ganhando intensidade em termos de informações, elas perdem os seus aspectos físicos e se tornam mais uma espécie de “serviço”. A Amazon construiu a sua posição dominante de varejo sem lojas.

Os itens físicos contêm dados, mas no futuro digital, essa informação será desbloqueada. Veja o caso da lendária loja Tower Records na famosa Sunset...

Sobre o autor

Robert Tercek foi presidente de mídias digitais da Oprah Winfrey Network (OWN), vice-presidente sênior de mídias digitais da Sony Pictures Entertainment e diretor de criação da MTV.


Comente sobre este resumo