Ignorer la navigation
A Terceira Revolução
Livro

A Terceira Revolução

Xi Jinping e o novo Estado chinês

Oxford UP, 2018 plus...

Compre o livro ou o audiobook


Avaliação Editorial

7

Qualidades

  • Revelador
  • Panorama Geral

Recomendação

Dia após dia, a China está cada vez mais forte e interligada com o resto do mundo. Apesar disso, desde a ascensão ao poder do presidente Xi Jinping, o país está se afastando da ordem mundial liberal que ele pretende liderar. Neste estudo imparcial, a especialista em assuntos chineses Elizabeth C. Economy disseca a abordagem de Xi ao poder. A nova China, afirma Economy, é menos democrática, aberta e livre, porém mais ambiciosa e desejosa de se afirmar no cenário mundial. Ela descreve o crescimento vertiginoso da economia chinesa e a profusão de seus desafios, incluindo uma poluição terrível e um envelhecimento da população, bem como a ineficácia de um governo que insiste em controlar todos os aspectos da economia e da sociedade. Economy também detalha o tratamento com mão de ferro de Xi aos dissidentes. Ao contrário de autores de relatos mais alarmistas sobre a China de Xi, Economy escreve em um tom neutro. Por este seu estilo suave, a informação apresentada pode produzir uma impressão mais duradoura nos leitores. A getAbstract recomenda este livro a todos os interessados em assuntos políticos chineses e na influência crescente da China na economia global.

Resumo

Sob a presidência de Xi, a China traça um novo caminho

Quando Xi Jinping se tornou presidente da China, em 2013, ele apelou para o ressurgimento do “Sonho Chinês”. Esta visão incluía o crescimento econômico permanente, aumento do poder militar e um foco maior na prosperidade do povo chinês. Antes de chegar à presidência, Xi viveu várias evoluções dramáticas da economia e do governo chineses. O pai de Xi era uma alta figura do regime de Mao Zedong. No início da década de 1960, contudo, ele foi rotulado de traidor e preso; seu filho de 15 anos, Xi, foi enviado para uma cidade rural, para vários anos de trabalho agrícola. Em vez de rejeitar os que prenderam seu pai, Xi entrou para o Partido e empenhou-se em subir na sua hierarquia. Agora que assumiu o controle do Partido Comunista da China, a “Terceira Revolução” de Xi está remodelando o país. A revolução de Xi compreende quatro estratégias principais:

  •  Autoridade centralizada – Nos tempos de Hu Jintao e Jiang Zemin, predecessores de Xi, as decisões eram tomadas coletivamente. Xi conseguiu um controle firme ao centralizar o poder, exigir compromissos de fidelidade dos altos dirigentes e usar...

Sobre a autora

Elizabeth C. Economy é diretora de estudos asiáticos do Conselho de Relações Exteriores. Escritora premiada, ela é reconhecida internacionalmente como uma autoridade em assuntos da política interna e externa da China.


Mais deste tópico

Os clientes que leem esse resumo também leem