Перейти к содержанию сайта
A Lógica da Pesquisa Científica
Livro

A Lógica da Pesquisa Científica

Routledge, 2002 подробнее...


Avaliação Editorial

8

Qualidades

  • Abrangente
  • Inovativo
  • Para Especialistas

Recomendação

Para entender como a ciência funciona, leia a obra clássica da filosofia de Karl Popper, publicada em alemão em 1935 e depois em inglês em 1959. Embora seja um desafio, você vai entender por que ela foi seminal para a filosofia da ciência no século XX. O argumento de Popper sobre o papel central da “falseabilidade” – na qual os cientistas testam as suas teorias ao tentarem contestá-las – é essencial. A narrativa de Popper é bastante lúcida. No entanto, ao abordar a natureza do conhecimento, ele assume que o leitor está familiarizado com o raciocínio epistemológico, bem como com uma série autores teóricos. A getAbstract recomenda este tratado inovador e influente de Popper, a cientistas, acadêmicos e qualquer pessoa interessada nas regras básicas da filosofia, das ciências ou do conhecimento.

Ideias Fundamentais

  • Os cientistas fazem enunciados e depois os testam. Eles procuram tornar os seus enunciados “reprodutíveis e testáveis”.
  • Nas ciências empíricas, os pesquisadores testam as teorias buscando falseá-las.
  • A “falseabilidade” é fundamental para as ciências empíricas e as distingue de outros campos.

Sobre o autor

O filósofo e professor austríaco-britânico Sir Karl Raimund Popper (1902-1994) foi um dos filósofos da ciência mais influentes do século XX.


Comente sobre este resumo ou Начать обсуждение

Mais deste tópico